VÍDEO: ‘Dark side’ of the Moon – Sonda chinesa Chang’e-4 pousa no lado afastado da Lua

A sonda chinesa Chang’e-4 aterrissou no outro lado da lua nesta quinta-feira (3), tornando-se a primeira sonda a pousar no lado afastado da Lua (‘Dark side’ of the Moon, em inglês) – lado que nunca é visível da Terra. A sonda, composta por um  pousador e um veículo explorador, aterrissou na área de pouso pré-selecionada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A sonda chinesa Chang’e-4 aterrissou no outro lado da lua nesta quinta-feira (3), tornando-se a primeira sonda a pousar no lado afastado da Lua (‘Dark side’ of the Moon, em inglês) – lado que nunca é visível da Terra.

A sonda, composta por um  pousador e um veículo explorador, aterrissou na área de pouso pré-selecionada a 177,6 graus de longitude leste e 45,5 graus de latitude sul no outro lado da lua às – 10:26 horário de Beijing (00:26h (horário de Brasília), informou a Administração Espacial Nacional da China.

Com a assistência de comunicação do satélite de retransmissão, a sonda enviou a primeira foto de detalhe do lado escuro da lua, abrindo um novo capítulo na exploração lunar. Missões anteriores da Lua aterrissaram no lado visível da Terra, mas esta é a primeira vez que uma nave pousou no lado distante, inexplorado e acidentado.

O Centro de Controle Aeroespacial de Pequim lançou a sonda Chang’e-4, em 8 de dezembro de 2018. A sonda carrega instrumentos para analisar a geologia da região inexplorada e realizar experimentos biológicos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

pantanal lula fogo política