O procurador-geral da , Ruslan Ryaboshapka, disse nesta sexta-feira que está revisando todos os casos fechados por seus antecessores, incluindo vários relacionados ao proprietário de uma empresa de gás cuja diretoria executiva teve como integrante o filho do ex-vice-presidente americano .

O comentário de Ryaboshapka vem em meio ao andamento de um inquérito para possível impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vinculado a uma ligação em que o republicano pediu ao presidente ucraniano que investigasse atividades de Biden e de seu filho, Hunter, naquele país. Biden é pré-candidato democrata à eleição presidencial de 2020.

Segundo Ryaboshapka, seu escritório está fazendo uma auditoria de casos antigos, incluindo os que se referem a Mykola Zlochevsky, dono da companhia de gás Burisma, que contratou Hunter Biden em 2014, numa época em que liderava esforços diplomáticos do governo com Kiev.

Embora a coincidência do período tenha gerado preocupações sobre possíveis irregularidades, não há evidências de que atos ilícitos tenham sido cometidos por Biden ou seu filho.

O inquérito para impeachment de Trump foi aberto pela Câmara dos Representantes, de maioria democrata, no último dia 24. Fonte: Associated Press.