Tempestade tropical Barry se aproxima dos EUA e pode se tornar furacão
A tempestade tropical Barry se aproxima nesta sexta-feira, 12, do estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, onde deve tocar terra nas primeiras horas de sábado, com a previsão de que ocorra uma perigosa combinação de ressaca e inundações. “A principal preocupação que (a tempestade) Barry gera é a água, tanto da ressaca ciclônica, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A tempestade tropical Barry se aproxima nesta sexta-feira, 12, do estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, onde deve tocar terra nas primeiras horas de sábado, com a previsão de que ocorra uma perigosa combinação de ressaca e inundações.
“A principal preocupação que (a tempestade) Barry gera é a água, tanto da ressaca ciclônica, que avança sobre os territórios litorâneos, como a inundação de água doce terra adentro. É uma situação que coloca vidas humanas em risco e deve ser levada seriamente”, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC) no Twitter.
Um dos meteorologistas do Centro Nacional do Clima classificou a tempestade como “mortífera”. “A tempestade tropical Barry é uma tempestade perigosa e potencialmente mortífera”, alertou Benjamin Schott.
Autoridades cancelaram um show dos Rolling Stones que seria realizado no domingo, 14. Os moradores receberam ordem de se retirar de algumas áreas próximas, mas o prefeito de Nova Orleans disse que nenhuma retirada foi ordenada na cidade baixa, que fortaleceu suas defesas contra inundações depois do devastador furacão Katrina em 2005.
O presidente americano Donald Trump declarou estado de emergência na Louisiana. A produção petrolífera da região foi reduzida pela metade, e as empresas energéticas esvaziaram instalações de prospecção em alto-mar. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA decretou emergência pública de saúde em Louisiana para que o estado se preparasse para o impacto do Barry.
Um dos fatores que mais causam temor é o nível do Rio Mississipi, que nesta época do ano costuma ficar entre 1,8 e 2,4 metros, e está atualmente em 4,8 metros. Segundo a imprensa local, a alta deixa Nova Orleans em uma situação de alerta próxima à do devastador Katrina.
O último boletim divulgado pelo NHC informa que o Barry está a 190 quilômetros da foz do Rio Mississipi, onde está Nova Orleans, e a 130 quilômetros de Morgan City, onde a tempestade deve tocar terra. Segundo o órgão, Barry está avançando mais lentamente, a 6 km/h, com ventos máximos sustentados de 100 km/h. As rajadas, porém, chegam a 280 km/h na área mais próxima ao centro da tempestade.
Devido à intensidade dos ventos, de acordo com o NHC, Barry deve tocar terra com categoria de furacão 1 na escala Saffir-Simpson. Este será o primeiro furacão da temporada de 2019 no Oceano Atlântico, que começou oficialmente no dia 1º de junho. Antes da data, porém, a tempestade subtropical Andrea se formou na região, mas não provocou danos.
O NHC enviou diversos alertas de tempestade tropical e de furacão na região do litoral do Golfo do México. Segundo o último boletim do órgão, pode chover 63,5 cm em pontos isolados. Já a ressaca ciclônica deve provocar ondas de até 1,8 metros.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Setor industrial abre 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de educação profissional em MS
Em todo o Brasil, o Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
VÍDEO: Mulher é atingida na barriga por bala perdida durante tiroteio em MS
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.