Pular para o conteúdo
Mundo

Previsão de passagem de tufão pelo Japão preocupa a organização da F-1 em Suzuka

O poderoso tufão que está se encaminhando em direção às principais ilhas do Japão poderá ter impacto na programação do GP de Fórmula 1 que será realizado neste final de semana em Suzuka. Chamado de Hagibis, o fenômeno climático tem a sua passagem pelas costas oeste e leste do país entre sábado e domingo, segundo […]
Arquivo -
Foto: Ichiro Banno/Kiodo News
Foto: Ichiro Banno/Kiodo News
O poderoso que está se encaminhando em direção às principais ilhas do Japão poderá ter impacto na programação do GP de que será realizado neste final de semana em Suzuka. Chamado de Hagibis, o fenômeno climático tem a sua passagem pelas costas oeste e leste do país entre sábado e domingo, segundo informou a Agência Meteorológica nacional, que alertou à população para tomar precauções com a aproximação da grande tempestade.

Em meio a este cenário de preocupação, a organização da F-1 divulgou um comunicado nesta quinta-feira para informar que está fazendo, em conjunto com a Federação Internacional de (FIA) e outros envolvidos na realização do evento, todos os esforços possíveis para cumprir a programação dos treinos e da corrida, assim como praticar medidas para proteger os torcedores que vão comparecer ao autódromo.

A primeira sessão livre na pista japonesa está marcada para começar às 22 horas (de ) desta quinta-feira (manhã de sexta no horário local). “A FIA, a Fórmula 1, o Circuito de Suzuka e a Federação Japonesa de Automobilismo estão monitorando de perto o tufão Hagibis e o seu potencial impacto no GP do Japão”, destacou a organização.

“Todo esforço está sendo feito para minimizar a interrupção do cronograma da Fórmula 1, embora a segurança dos torcedores, competidores e de todos do Circuito de Suzuka continue sendo a prioridade máxima”, reforçou o comunicado.

O final de semana de disputas do GP do Japão já teve a sua programação prejudicada por condições climáticas em outras edições da prova, sendo a mais recente delas em 2014, quando uma chuva forte atingiu a pista de Suzuka durante a realização da corrida. Antes disso, em 2004 e 2010, o treino de classificação para o grid foi adiado para o domingo, ocorrendo na manhã do mesmo dia do GP por causa do tempo ruim que impediu a disputa do qualificatório no sábado.

As costas leste e oeste do país asiático deverão ser atingidas por chuvas torrenciais de sexta-feira até a passagem do tufão, prevista para o sábado, e a Agência Meteorológica do Japão alertou que o fenômeno poderá provocar inundações e ocasionar a formação de ondas e marés altas.

Como na próxima segunda-feira será feriado nacional no Japão, a corrida tem potencialmente a possibilidade de ser adiada em um dia caso a passagem do tufão impeça a realização da prova na data programada. O treino de classificação para o grid está marcado para começar às 3 horas (de Brasília) de sábado, enquanto a largada do GP foi agendada para ocorrer às 2h10 de domingo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS começa a ressarcir 35,5 mil aposentados e pensionistas em MS a partir desta quinta-feira 

ex ana hickmann passa mal entrevista

Justiça condena ex-marido de Ana Hickmann a um ano de prisão por agressão contra a apresentadora

hrms julga desvios

Prefeito do PSDB e ex-diretor do HRMS são condenados por rombo de R$ 1,2 milhão

Moradores usam pá para impedir que incêndio atinja barracos na Vila Albuquerque

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

eleição candidata candidato interior cobra tre-ms administrativos Justiça Eleitoral de MS inicia feriadão nesta quinta-feira (Jornal Midiamax, Arquivo)

Justiça Eleitoral julga como não prestadas contas de campanha de quatro partidos de Corumbá

Últimas Notícias

Cotidiano

Consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta quinta-feira

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal

Brasil

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Líder da oposição afirmou que bandeira poderia prejudicar a reunião, visto que o assunto não era o foco do dia

Brasil

Câmera corporal registra momento em que PM da Rota atira em policial civil

Policial civil foi atingido por três tiros e morreu após cinco dias na UTI

Política

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas contas de campanha do PT em MS

Partido dos Trabalhadores apresentou justificativas, que foram acolhidas pelo TRE-MS