Pular para o conteúdo
Mundo

Papa beatifica padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima

O papa Francisco reconheceu no sábado, 6, um milagre que teria ocorrido por intercessão do padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima. Com a decisão, o sacerdote será beatificado, de acordo com informações da comunicação do Vaticano. O processo foi aberto em 1992, segundo a Arquidiocese de São Paulo. A decisão foi anunciada durante audiência da […]
Arquivo -

O reconheceu no sábado, 6, um milagre que teria ocorrido por intercessão do padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima. Com a decisão, o sacerdote será beatificado, de acordo com informações da comunicação do Vaticano. O processo foi aberto em 1992, segundo a Arquidiocese de .

A decisão foi anunciada durante audiência da Congregação das Causas do Santos. No evento, o papa ainda reconheceu as “virtudes heroicas” de frei Damião de Bozzano (italiano radicado no Brasil) e do paulista Nelsinho Santana. Com a condição, eles passam a ser considerados “veneráveis” pela Igreja Católica.

O padre Donizetti nasceu em 3 de janeiro de 1882 em Cássia (MG). Durante o sacerdócio, realizou diversas obras sociais em Tambaú, município do interior de São Paulo, onde viveu por 35 anos e morreu em 16 de junho de 1961.

Dentro os trabalhos sociais que realizou estão a fundação do Asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Criou também a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.

Segundo o Vaticano, o padre era devoto de Nossa Senhora Aparecida e, em vida, já seria ligado a “sinais milagrosos”. “Exerceu seu sacerdócio como Jesus, a serviço dos pobres, dos marginalizados e doentes. Viveu de maneira simples e humilde, sempre à disposição do povo”, diz texto divulgado pela Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

Também reconhecido pelo papa, Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898, e morreu no Recife, em 31 de maio de 1997. Ele foi da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O frade chegou ao Brasil em 1931, onde se dedicou “às populações mais pobres do país e às Santas Missões”, diz o Vaticano.

Já Nelsinho Santana nasceu em Ibitinga, também no interior paulista, em 31 de julho de 1955. Ele morreu em Araraquara (SP) em 24 de dezembro de 1964, aos 9 anos, em decorrência de um câncer no braço.

De acordo com o Vaticano, o menino “praticamente morou” no hospital entre os 7 e 9 anos, onde fez a primeira comunhão. Naquele período, chegou a ter o braço esquerdo amputado.

“Ele mesmo anunciou a sua morte previamente. O lugar onde Nelsinho foi enterrado, com o passar do tempo, tornou-se alvo de muitas visitas por graças alcanças atribuídas a ele”, afirma texto da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

Além dos brasileiros, o papa reconheceu outros cinco “veneráveis”. São eles: p sacerdote italiano Carlo Cavina, morto em 1880; Raffaele de Sant’Elia a Pianisi, sacerdote italiano falecido em 1901; Vittorino Nymphas Arnaud Pagés, nascido na França e ligado ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs; Consolata Betrone, monja italiana morta em 1946; e Gaetana Tolomeo, italiana morta em 1997.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete