Os restos mortais de centenas judeus assassinados durante a Segunda Guerra Mundial por nazistas seguidores do ditador Adolf Hitler foram descobertos em uma vala coletiva em Brest, perto da fronteira polonesa. As informações são do Extra.

A informação foi revelada nesta quinta-feira (28) pelo jornal alemão “Bild”, mas o túmulo foi encontrado por acaso no mês passado. O local teria sido um gueto onde judeus viviam sob controle dos nazistas. Ao todo, 730 corpos já foram exumados.

De acordo com a publicação, citando o soldado Dmitry Kaminsky, responsável pela operação, não se sabe o número correto de vítimas, mas acredita-se que há pelo menos mil pessoas, sendo a maioria mulheres, crianças e idosos. Os soldados também encontraram sapatos de couro e verificaram que alguns dos crânios possuíam buracos de bala. Eles acreditam que todos foram executados com um tiro na cabeça.

Ainda segundo o jornal, as autoridades locais planejam fazer uma cerimônia oficial para enterrar os corpos. Belarus é uma ex-república soviética e chegou a ser ocupada pela Alemanha nazista durante a 2ª GM.