Um caminhão com oito em estado de hipotermia foi detido pelas autoridades francesas. O caminhão foi barrado no porto de Calais, no norte da França, e estava a caminho do .

Entre os migrantes, quatro eram crianças. Ao serem encontrados, os passageiros informaram as autoridades que eram afegãos. As informações são do Ministério Público francês ao jornal local La Voix du Nord.

Os migrantes estavam em estado de hipotermia, e ao serem resgatados pelos bombeiros locais, foram encaminhados para hospitais de Calais. De acordo com apuração feita pela agência internacional, AFP, a temperatura na parte traseira do caminhão, onde os passageiros estavam, contava 7º Centígrados, que convertidos para Celsius equivalem à – 13º C aproximadamente.

Outros casos

No sábado (26) a polícia belga interceptou outros dois caminhões que transportavam 20 migrantes, de forma clandestina. Um dos veículos foi detido em Saint-Truiden, com 11 pessoas a bordo, e o outro em Bruges, com nove. Um teria como parada final o Reino Unido, e foi descoberto após o motorista parar numa oficina, devido a um problema mecânico. Do outro caso, a apreensão foi feita porque a  polícia recebeu um alerta anônimo sobre a presença de migrantes no veículo que seguia para o porto de Zeebrugge.

O caso mais grave até o momento é o que aconteceu em Essex, a leste de Londres. Dentro deste caminhão foram encontrados 39 cadáveres, todos aparentemente de migrantes. Apenas neste final de semana, 24 famílias vietnamitas entraram em contato com as autoridades para prestar queixa sobre os desaparecimentos de parentes.

.