O general de divisão da Aviação venezuelana Francisco Esteban Yánez Rodriguez, diretor de Planejamento Estratégico do alto comando da Aviação Bolivariana, disse em vídeo publicado nas que considera como legítimo o governo interino , a quem chama de “nosso presidente”. No vídeo, ele afirmou desconhecer o poder do presidente venezuelano, .

Também na gravação, o general apela para que as pessoas saiam às ruas. Ele pediu que os “companheiros militares” não reprimam os protestos contrários à gestão de Nicolás Maduro.

“Eu me dirijo a vocês para informá-los que não reconheço a autoridade ditatorial e autoritária de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da ”, afirmou o general Francisco Yánez, em que aparece com farda militar no vídeo.

Yánez disse que “90% da Força Armada Nacional Bolivariana (FAN) não estão com o ditador, estão com o povo da Venezuela”.

“A transição à democracia é iminente, continuar mandando a Força Armada seguir reprimindo o nosso povo é continuar com as mortes de fome, de doenças e, Deus me livre, de combates entre nós mesmos.”

Nos últimos dias, militares de alta patente têm desertado e declarado apoio a Guaidó. O presidente interino prometeu anistia a todos eles.