Pular para o conteúdo
Mundo

Dois homens são presos pela morte de jornalista na Irlanda do Norte

A polícia irlandesa anunciou neste sábado, 20, a detenção de dois homens, com 18 e 19 anos envolvidos na morte da jornalista Lyra Mckee, 29. Mckee, foi baleada na noite de quinta-feira, 18, enquanto realizava a cobertura de um tumulto no conjunto habitacional Creggan Housing, em Londoderry. Segundo informações da polícia, os homens foram detidos […]
Arquivo -

A polícia irlandesa anunciou neste sábado, 20, a detenção de dois homens, com 18 e 19 anos envolvidos na morte da jornalista Lyra Mckee, 29. Mckee, foi baleada na noite de quinta-feira, 18, enquanto realizava a cobertura de um tumulto no conjunto habitacional Creggan Housing, em Londoderry.

Segundo informações da polícia, os homens foram detidos com base na legislação antiterrorismo e conduzidos a um posto de polícia, em Belfast, para serem interrogados.

Natural de Belfast, a repórter foi atingida na cabeça por um homem com máscara que disparava contra a polícia no bairro de Creggan. Ela chegou a ser levada a um hospital, mas não resistiu.

Na sexta-feira, 19, o presidente do Parlamento Europeu (PE) e a Federação Europeia de Jornalistas condenaram a morte de Lyra Mckee, repórter de investigação irlandesa.

Em uma coletiva de imprensa que aconteceu ontem,19, o inspetor do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte Mark Hamilton afirmou que as autoridades acreditam que este foi “um ato terrorista cometido por violentos dissidentes republicanos”. “É provável que o Novo IRA esteja por detrás” desta morte, afirmou Hamilton.

O acordo de 1998 pôs fim ao conflito na Irlanda do Norte, onde durante décadas as comunidades católico-republicana e protestante-unionista lutaram entre si. As negociações do Brexit levantaram, recentemente, preocupações de que a iminente introdução de controles de fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, que continuará a pertencer à UE, poderia desencadear outra espiral de violência.

Desde o início do ano, ocorreu várias explosões em Londonderry, mas sem vítimas. Um artefato explosivo detonou em frente a um tribunal no centro da cidade em janeiro, logo após as autoridades terem sido alertadas.

Londonderry – chamada simplesmente pela maioria de habitantes católicos de Derry – tem cerca de 85 mil habitantes e está localizada no extremo noroeste da Irlanda do Norte, na fronteira com a República da Irlanda.

Com informações da Deutsche Welle

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida