Pular para o conteúdo
Mundo

Trump diz que Irã vai enfrentar ‘consequências’ caso volte a ameaçar os EUA

O presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou o tom de suas críticas ao Irã e afirmou na noite deste domingo (22) que o país deve estar pronto para sofrer as consequências caso ameace os Estados Unidos novamente. “Nunca mais voltem a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerão consequências que poucos sofreram ao longo da história”, escreveu, […]
Arquivo -

O presidente norte-americano, , aumentou o tom de suas críticas ao e afirmou na noite deste domingo (22) que o país deve estar pronto para sofrer as consequências caso ameace os Estados Unidos novamente.

“Nunca mais voltem a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerão consequências que poucos sofreram ao longo da história”, escreveu, em mensagem em caixa alta, o presidente americano nas redes sociais.
A afirmação foi uma resposta a declaração do presidente iraniano, Hasan Rowhani, que no próprio domingo disse que Washington não deveria “brincar com fogo”.

“A América deveria saber que a paz com o Irã é a mãe de todas as pazes e que a guerra com o Irã é a mãe de todas as guerras”afirmou Rowhani a uma plateia de diplomatas iranianos, de acordo com a agência oficial Irna.

Além de Trump, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também criticou as afirmações de Rowhani e chamou o governo iraniano de uma máfia. O chefe da diplomacia americana afirmou ainda que Washington está pronto para ajudar grupos opositores no Irã.

O Ministério de Relações Exteriores do Irã respondeu afirmando que a fala de Pompeo é uma tentativa americana de interferir em questões internas do país e disse que ela só serve para unir o povo iraniano.

Já o general Gholam Hossein Gheibparvar, comandante de um dos braços da Guarda Revolucionária do Irã, disse que os EUA “não podem fazer droga nenhuma contra o Irã” e descartou a possibilidade de uma ação militar de Washington contra o país.

Teerã costuma ser um alvo comum das criticas de Trump e a relação dos dois países, que já era difícil, piorou após o presidente americano anunciar em maio que seu país iria deixar o acordo nuclear com o Irã.

O tratado, negociado pelo antecessor de Trump, Barack , e por outros cinco países, suspendia uma série de sanções contra o país em troca de restrições ao programa nuclear iraniano.

Assim, com o fim do acordo Trump prometeu voltar com as sanções, o que poderia prejudicar a economia do país. Em resposta, Teerã disse que poderia bloquear a passagem de navios pelo estreito de Hormuz caso Washington tentasse interferir com a venda de petróleo iraniano.

O aumento na tensão entre Teerã e Washington fez a Alemanha pedir nesta segunda (23) que os dois países diminuam o tom das críticas. “Apoiamos o diálogo e as conversas e apelamos a todos os lados para que exerçam contenção e retórica” disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Christofer Burger.

Já o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, crítico do Irã e contrário ao acordo nuclear com o país, expressou apoio aos EUA no caso. “Quero homenagear a dura posição manifestada ontem pelo presidente Trump e pelo secretário de Estado Mike Pompeo contra a agressividade do regime do Irã”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)