Pular para o conteúdo
Mundo

Surto de ebola no Congo foi contido em grande parte, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou hoje (7) que o surto de ebola na República Democrática do Congo foi contido em grande parte e que o risco de propagação do vírus na região é considerado baixo. Por meio de seu perfil na rede social Twitter, ele agradeceu ao governo […]
Arquivo -

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou hoje (7) que o surto de na República Democrática do Congo foi contido em grande parte e que o risco de propagação do vírus na região é considerado baixo.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter, ele agradeceu ao governo do país, ao Ministério da Saúde local e aos parceiros pelo que chamou de “trabalho incansável”. “Permanecemos em vigilância e torcemos para que o surto chegue ao fim logo”, concluiu Tedros.

Por meio de comunicado, a OMS informou que os trabalhos de identificação de pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença no país foram concluídos no dia 27 de junho, quando o último grupo que havia sido exposto ao vírus completou 21 dias de monitoramento sem apresentar sintomas.

Ainda de acordo com a entidade, no dia 12 de junho, o último paciente diagnosticado com ebola na província de Équateur recebeu alta médica e foi liberado após ser submetido a dois exames de sangue que apresentaram resultados negativos para a doença.

Antes que o surto seja declarado encerrado, a OMS deve aguardar um total de 42 dias (duas vezes o período de incubação do vírus) após o registro da última pessoa exposta a um paciente infectado sem que nenhum novo caso confirmado seja detectado.

De 1º de abril a 3 julho, 53 casos de ebola foram confirmados na República Democrática do Congo, incluindo 29 mortes. O total inclui 38 casos confirmados laboratorialmente e 15 casos prováveis (pacientes considerados suspeitos para a doença, mas que morreram antes que a coleta de sangue fosse feita). Cinco casos envolveram profissionais de saúde, dos quais quatro foram confirmados e dois morreram.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner elimina Djokovic e encara Alcaraz em aguardada final em Roland Garros

VÍDEO: Ladrão é flagrado furtando bicicleta em condomínio no Rita Vieira

Capital registra chuva rápida no centro e meteorologia alerta para mudança de tempo no fim de semana

‘Fechado para balanço’: idoso reclama de falta de atendimento em farmácia na USF Seminário 

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Confira as datas de oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus após alteração do cronograma

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Patas que Acolhem’: vítimas de violência serão ‘recepcionadas’ por cães em Fórum de Anastácio

Projeto visa oferecer apoio emocional durante depoimento

MidiaMAIS

Dourados terá show da dupla Jads e Jadson para arrecadar fundos para Hospital do Amor

Apresentação acontece dia 13 de agosto, no município

Transparência

Solurb vai encerrar coleta de lixo de empresas e condomínios de Campo Grande em 6 meses

Acordo firmado na Justiça desobriga a concessionária em coletar os resíduos de grandes geradores

Polícia

Homem que descumpriu medida protetiva e arremessou bicicleta contra a ex é preso

Vítima foi agredida no dia 27 de abril deste ano, mas o suspeito só foi preso nessa quinta-feira (5)