Pular para o conteúdo
Mundo

Petrobras e francesa Total assinam parceria para investir em eólica e solar

A Petrobras anunciou nesta terça (10) parceria com a francesa Total para avaliar projetos energia eólica e solar, acordo que sinaliza mudança estratégica da companhia após dois anos focada em acelerar a produção do pré-sal e recuperar suas finanças. “Já começamos a olhar um pouco mais adiante e decidimos dar mais atenção ao assunto de […]
Arquivo -
Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

A anunciou nesta terça (10) parceria com a francesa Total para avaliar projetos energia eólica e solar, acordo que sinaliza mudança estratégica da companhia após dois anos focada em acelerar a produção do pré-sal e recuperar suas finanças.

“Já começamos a olhar um pouco mais adiante e decidimos dar mais atenção ao assunto de renováveis”, disse o diretor de Estratégia da companhia, Nelson Silva. A busca de alternativas de baixa emissão de carbono foi incluída no plano de estratégico de 2018.

Segundo ele, a parceria vai avaliar oportunidades de investimentos em energias renováveis no Brasil. A princípio, a ideia é aproveitar áreas que a Petrobras já tem na região Nordeste. “A Total é uma empresa importante no setor [de renováveis], está adquirindo outras empresas, e nós temos áreas no Brasil. Vamos tentar fazer uma combinação dessas duas vantagens”, disse o executivo.

O acordo inclui a Total Eren, empresa adquirida pela petroleira francesa em duas etapas, em 2017 e 2018, que já tem uma capacidade instalada de 950 megawatts (MW). A Total tem também duas subsidiárias de , que atuam desde a fabricação de painéis à operação de parques geradores.

A Petrobras tem hoje parceria em quatro parques eólicos, com capacidade total de 104 MW. Desde 2015, vem se desfazendo de negócios não relacionados à produção de petróleo, gás e combustíveis, como fábricas de fertilizante e petroquímicas. Com a Total, assinou em 2016 aliança estratégica que resultou na transferência de fatias em campos do pré-sal e em duas usinas térmicas na Bahia.

Silva disse que ainda não há orçamento definido para a parceria em energias renováveis, mas o setor deve ganhar maior presença no novo plano de negócios da estatal, para o período entre 2019 e 2023, que ainda está em elaboração. O foco, porém, são novos projetos – embora aquisições de parques já em operação possam ser avaliadas. O executivo descartou, porém, participação em leilões de projetos que a Eletrobras colocará à venda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas