O Papa Francisco irá se reunir com as vítimas que sofreram abusos por parte do clero em Dublin, na Irlanda, nos dias  25 e 26 de agosto, durante o ‘Encontro Mundial da Família’. A viagem para participação do Papa no evento já estava agendada.

Antes do encontro com o grupo, Francisco irá visitar individualmente cada vítima, procedimento que vem fazendo em todos os países por onde membros do clero cometeram crimes de abuso. O Papa ainda fará visita à Catedral, onde irá rezar diante da vela colocada em homenagem às vítimas.

Nesta semana, o Papa Francisco escreveu uma carta aos católicos, dizendo ter vergonha e arrependimento pelos crimes cometidos, admitindo que a igreja não soube agir na situação, muito menos reconhecer a gravidade e a consequência dos fatos.

Encontro Mundial da Família

Recentemente outro escândalo envolvendo a Igreja Católica foi divulgado. A Suprema Corte da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicou um relatório com 300 supostos casos de abusos sexuais por parte do clero, onde são apontados aproximadamente mil vítimas menores de idade, ocorridos desde a década de 40.

Na Irlanda, entre os anos de 1975 e 2004, a igreja católica ocultou dezenas de casos em que padres eram apontados como molestadores. As denúncias foram abafadas para evitar escândalo envolvendo a entidade.

Ainda há resquícios do trauma no país. Francisco irá se pronunciar a respeito do escândalo durante o evento.