A operadora norte-americana de telecomunicações T-Mobile contratou a Nokia para fornecer US$ 3,5 bilhões em equipamentos para rede de celular de quinta geração (5G), anunciaram as empresas nesta segunda-feira (30).

O contrato é o maior do mundo envolvendo rede 5G e uma evidência do início de um novo ciclo de atualização de infraestrutura das operadoras.

A terceira maior operadora de telefonia móvel dos EUA, que em abril anunciou fusão com a Sprint para criar uma rival mais forte para enfrentar Verizon e AT&T, afirmou que o acordo com a Nokia vai permitir a entrega da primeira rede nacional 5G dos EUA.

As redes 5G prometem velocidades de transmissão de dados mais rápidas e tornam os serviços mais confiáveis para o uso em aplicações como automação industrial, monitoramento de saúde e direção autônoma.

Operadoras de telefonia celular ao redor do mundo têm sido comedidas na atualização de suas redes, diante de falta de recursos, e muitas estão vendo o 5G simplesmente como uma forma de entrega de aumento de capacidade de rede em vez de distribuição de novos serviços aos clientes.

O acordo envolve o fornecimento pela Nokia de hardware, software e serviços que permitirão à T-Mobile entregar cobertura 5G na frequência de 600 MHz e capacidade de ultravelocidade a 28 gigahertz em áreas urbanas de altamente adensadas, afirmaram as companhias.