Um caiu na cidade de Perth, na Austrália, na última terça-feira (28). Moradores que presenciaram a queda a descreveram o fenômeno como uma “bola de fogo” que iluminou a cidade, seguida de um estrondo.

O astrônomo e professor da Universidade de Curtin, Phil Bland, durante entrevista à CNN, disse que o objeto, ao que tudo indica, seja um pequeno asteroide que caiu de outra atmosfera, ou seja, fragmento do meteoro. Disse ainda que esse tipo de caso só acontece uma ou duas vezes por ano.

Segundo Phil, é muito difícil ver esse tipo de acontecimento em cidades muito populosas, como Perth, mas que é possível que aconteça todos os anos. “É muito raro isso acontecer em Perth. Existem cerca de 50 ou 60 mil meteoritos presentes nas coleções de museus do mundo, eles são materiais incrivelmente valiosos, de uma perspectiva científica”.

Cientistas locais, da Desert Fireball Nerwork, estão à procura dos restos do meteoro. Para isso, estão rastreando o trajeto feito por meteoros e asteroides para as devidas análises dos caminhos percorridos pela cidade de Perth.

Vários jornais locais e moradores gravaram o momento em que o meteoro caia na cidade. Veja: