A se pronunciou nesta segunda-feira (13) sobre o resgate feito na última semana pelo navio humanitário Aquarius de 141 . O país disse que não dará abrigo aos resgatados, mas pediu que outro país da Europa, ou o Reino Unido o faça.

O resgate ocorreu entre Itália e Malta, durante operações das organizações SOS Mediterrâneo e Médico Sem Fronteiras. Em junho o navio precisou ficar no mar por nove dias, depois que o novo governo italiano fechou os portos a todos os navios humanitários.

No twitter, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvani, deixou claro a resistência do país em receber os resgatados, indicando que a Alemanha ou Malta os receba. “Ele pode ir para onde quiser, não para a Itália”, falou Matteo sobre o Aquarius.

Já Danilo Toninelli, ministro dos transportes, afirmou que Gibraltar deveria ser responsável por receber o navio, já que sua bandeira está levantada na embarcação.

Malta também informou no último sábado (11) que não receberá o navio. Devido a recusa da Itália e de Malta em receber os imigrantes, muitos dos navios humanitários não estão mais atuando na região da Líbia.

Segundo a Anistia Internacional, no período de ausência das embarcações de resgate, mais de 700 pessoas morreram.