Guerra com Estado Islâmico no Iraque deixa 1,3 milhão de crianças deslocadas, diz Unicef
Outras 4 milhões estão em situação de dificuldade no país
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outras 4 milhões estão em situação de dificuldade no país
Cerca de metade das 2,6 milhões de pessoas deslocadas após uma guerra de três anos no Iraque contra militantes do Estado Islâmico são crianças e a persistente violência prejudica esforços para aliviar o sofrimento delas, informou nesta sexta-feira a Organização das Nações Unidas.
Embora o governo de Bagdá tenha declarado vitória no mês passado sobre o Estado Islâmico após retomar quase todos os territórios dominados pelo grupo militante em 2014, persistentes bombardeios e ataques a tiros dificultam a reconstrução das vidas de pessoas deslocadas, de acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
“Nós acreditamos que como um resultado deste conflito, uma falta de investimento durante os anos, e a pobreza… há cerca de 4 milhões de crianças atualmente em dificuldade no Iraque”, disse Peter Hawkins, representante-chefe da Unicef no país.
Ele disse durante entrevista coletiva em Genebra por telefone de Bagdá que 1,3 milhão das 2,6 milhões de pessoas deslocadas pelo frequentemente devastador confronto com o Estado Islâmico são crianças.
“Embora a luta tenha chegado a um fim em diversas áreas, surtos de violência continuam em outras –somente nesta semana, três bombardeios aconteceram em Bagdá”, disse o diretor regional da Unicef Geert Cappelaere em comunicado.
“A violência não está somente matando e mutilando crianças; está destruindo escolas, hospitais, casas e ruas. Está destruindo uma diversificada malha social e a cultura de tolerância que mantém comunidades juntas. ”
Hawkins disse que a Unicef também está ajudando crianças de supostos militantes do Estado Islâmico atualmente em detenção ao fornecer conforto e auxílio legal, e está tentando reunir as crianças separadas de suas famílias, incluindo no exterior.
Notícias mais lidas agora
- PF faz ação e apreende celulares e cigarro eletrônico em loja no Centro de Campo Grande
- BBB 25: Gracyanne Barbosa faz revelação inesperada sobre Belo: ‘Eu gosto’
- ‘Nos próximos dias’, diz Adriane Lopes sobre reajuste na tarifa de ônibus em Campo Grande
- Policial civil é encontrado morto em delegacia de Campo Grande
Últimas Notícias
UFMS aprova ‘passar’ Morenão ao Governo de MS, mas novela da reforma permanece em 2025
Governo vai iniciar trâmites para empresa privada ‘assumir’ obras de R$ 38 milhões
Justiça Itinerante ‘estaciona’ nas regiões do Piratininga e Dom Antônio Barbosa na quarta-feira
Serviço ocorre das 07h às 11h30
Cadastramento de estudantes para passe livre em Dourados começa dia 15
Interessados devem procurar a Central de Passe, no Terminal Rodoviário até 19 de fevereiro
Moradora de Bataguassu é a primeira vítima por Covid-19 no estado em 2025
Dois novos casos da Covid-19 foram confirmados no estado em 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.