Os 12 meninos desaparecidos e seu treinador de futebol foram encontrados na noite dessa segunda-feira (02), o grupo está isolado pela água em um complexo de cavernas inundadas na Tailândia.
Há nove dias eles estão presos em uma caverna, e segundo anúncio da Marinha tailandesa podem permanecer no local por mais 4 meses.
“Vamos nos preparar para enviar alimentos para pelo menos quatro meses e ensinar os 13 (12 meninos e o treinador) a mergulhar, enquanto seguimos retirando a água”, afirmou a Marinha Real da Tailândia em comunicado.
Segundo as informações da Marinha, a saída do complexo foi bloqueada por inundações e está coberta de água e lama, não sendo possível a retirada com segurança do grupo. Nesse momento, o objetivo da operação de resgate é levar água, comida e medicamentos para dentro da caverna.
A tentativa de bombear água para fora do local, permitindo a passagem não foi bem-sucedida, o órgão afirma que a retirada de lama e água não liberou espaço suficiente para passagem ainda.
O complexo de cavernas está localizado na província de Chiang Rai, região norte da Tailândia, e fica inundado durante o período de chuvas, que vai de setembro a outubro.
A marinha divulgou um vídeo do momento em que os socorristas encontraram o grupo, é possível observar as crianças muito magras, abatidas e completamente sujas de lama.
Hooyah…..ทีมหมูป่าพบเยาวชนทีมหมูป่าบริเวณหาดทรายห่างจาก Pattaya beach 200 เมตร โดยนักดำน้ำหน่วยซีลดำน้ำวางไลน์เชือกนำทาง ร่วมกับนักดำน้ำจากประเทศอังกฤษ ระยะทางจากห้องโถง 3 ยาว 1,900 เมตร เมื่อเวลา 21.38 น. คืนวันที่ 2 กรกฎาคม 2561#ThainavySEAL
Posted by Thai NavySEAL on Monday, July 2, 2018
O caso
As 12 crianças, que tem entre 11 e 16 anos, e o técnico de futebol no dia 23 de junho, após um treino. Eles entraram na caverna Tham Luang para se abrigar do tempo ruim e acabaram presos.