Andrew Cuomo, governador de , divulgou que vai promover a extinção da no estado, anulando a lei vigente atual. Disse ainda que pretende promover o ato por todo os Estados Unidos.

“Ao declarar a pena de morte inadmissível em todos os casos e ao trabalhar para pôr fim a esta prática em nível global, o está abrindo caminho para um mundo mais justo para todos”, disse Andrew em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (01).

O governador afirmou, ainda, que a pena de morte em pleno século 21 não é aceitável. Desde 1963 Nova York não executa seus réus, mas, ao longo da história o estado já anulou e voltou atrás inúmeras vezes quanto a este tipo de punição.

O ex-governador do estado, Mario Cuomo, pai do então governador Andrew Cuomo, lutou por muitos anos pela anulação da pena no país. Sobre a luta, Andrew disse que “a decisão do papa valida a posição ética do pai contra a pena de morte”.

Pedido do Papa

O papa Francisco aprovou nesta quinta-feira (02) a modificação do Catecismo, livro doutrinal que reúne as bases do Catolicismo. O novo texto declara a pena de morte inadmissível e contrária a dignidade humana.

“A Igreja mostra, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação para sua abolição no mundo todo”, aponta o novo texto.