Pular para o conteúdo
Mundo

Europa emite alerta de febre amarela para viagens ao Brasil no Carnaval

O documento afirma esperar um aumento nos casos de febre amarela
Arquivo -

O documento afirma esperar um aumento nos casos de febre amarela

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) emitiu nesta quinta-feira um alerta de avaliação de risco para os viajantes que vierem ao Brasil durante o Carnaval. O documento afirma esperar um aumento nos casos de por conta do turismo sazonal.

“O Carnaval é um dos maiores encontros internacionais com grande público e vai ocorrer de 6 a 14 de fevereiro. Durante o Carnaval, o número de viajantes da União Europeia (UE) e do Espaço Econômico Europeu (EEE) deverá aumentar, portanto o número de casos associados a viagens entre turistas não vacinados poderá aumentar no próximo mês”, informa o comunicado.

A ocorrência da morte de macacos pela doença na proximidade de regiões metropolitanas como Rio e é considerada “preocupante”, “particularmente com o começo da temporada em que eles ficam mais ativos, a partir de dezembro de 2017”, ressalta o texto.

A organização é ligada à União Europeia e se dedica a doenças com risco de epidêmico. O comunicado alerta ainda que há “uma cobertura sub-optimal de vacinação em algumas áreas”. “Há uma possibilidade crescente de ciclos de transmissão de febre amarela nas áreas de periferia e urbanas, que pode aumentar significantemente o número de pessoas potencialmente expostas”.

O centro faz uma recomendação a mais para territórios da União Europeia em áreas tropicais, como possessões no Caribe, em ex-colônias, onde o Aedes aegypti existe ou foi introduzido: “controlar a tomada da vacina anti-febre amarela deveria ser considerada entre os viajantes oriundos do Brasil como uma forma de reduzir o risco de importação da febre amarela”.

Apesar disso, o risco da proliferação da febre amarela para a Europa continental é considerado baixo. “O risco de importação da doença e subsequente transmissão na UE e EEE é atualmente muito baixa, porque o vírus precisa ser introduzido por viajantes contaminados em áreas com uma população apta e ativa de mosquitos vetores”.Europa emite alerta de febre amarela para viagens ao Brasil no Carnaval

No Brasil, os casos registrados até agora são de febre amarela silvestre, que ocorre em áreas rurais, transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O país não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, desde 1942.

Além de destacar o aumento de risco, o alerta ainda sugeriu medidas práticas aos turistas, como garantir que a vacina foi tomada, usar roupas de manga comprida e dormir em locais com ar-condicionado e mosquiteiros.

A reportagem da BBC Brasil questionou a representação da Organização Pan-Americana de Saúde se há algum temor ou possível alerta sazonal em relação ao Carnaval, mas a organização preferiu não se posicionar. Em 2016, próximo aos Jogos Olímpicos do a Organização Mundial de Saúde chegou a emitir um alerta para as mulheres grávidas evitarem viajar ao Brasil, por causa do surto de zika vírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidades em transporte escolar

Últimas Notícias

Cotidiano

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

A categoria realizou paralisação de advertência nesta terça-feira

Brasil

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que tem a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Palavra sugere a presença de substância derivada da Cannabis nos produtos

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa