Cientistas do Centro de Astrofísica da Harvard acreditam que um objeto interestelar pode ter sido enviado à Terra por alienígenas. Os pesquisadores levantaram a hipótese em artigo publicado na última quinta-feira (1) no qual explicam a aceleração do “Oumuamua”, nome atribuído ao objeto.

De acordo com a CNN, os astrofísicos consideram que a rota traçada pelo objeto tenha sido previamente direcionada, e não aleatória. “Pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, afirma.

Da onde “saiu” o Oumuamua?

Segundo a pesquisa publicada pelos estudiosos, o objeto teve um comportamento anômalo quanto à aceleração que sofreu sob a pressão da radiação solar. “ (O objeto) representa uma nova classe de material interestelar fino, ou produzido naturalmente, ou de origem artificial”, defende Abraham Loeb e Shmuel Bialy.

Ao levantar a hipótese de que o objeto foi criado artificialmente por outras sociedades, o Oumuamua funcionaria como uma vela solar que flutua no espaço interestelar. Os cientistas lembram que a tecnologia da vela solar já foi utilizada pela própria raça humana para estudar o espaço. “Velas solares com dimensões parecidas já foram construídas pela nossa civilização, incluindo o projeto Ikaros e a iniciativa Starshot”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Para os cientistas o formato incomum para um objeto criado naturalmente pode sustentar a ideia de que o Oumuamua foi originado artificialmente e se separou de seu corpo de origem. “Lançamentos dinâmicos de um sistema planetário poderiam resultar em detritos de equipamentos que não estão mais em operação, isso explica várias anomalias do objeto, como a geometria pouco comum”, argumentam.

De acordo com o oficial da Lindley Johson, a captura de imagens do objeto foi histórica. “Nós tivemos muita sorte de que o nosso telescópio de levantamento do céu estava olhando para o lugar certo na hora certa para capturar esse momento histórico” afirmou.