Christine Hallquist, uma mulher trans, ganhou a primeira fase das eleições democratas nesta terça-feira (14) e foi confirmada candidata ao governo do estado de Vermont, nos Estados Unidos.
As eleições para governador acontecem em novembro e, se eleita, Christine será a primeira trans eleita para representar um estado norte-americano. Ela venceu outros três candidatos do Partido Democrata à vaga nas eleições, com 48,1% dos votos do partido.
Hallquist é dirigente da companhia de eletricidade Vermont Electricity Coop e sua campanha se baseia em liderança empresarial, igualdade e energia renovável. Ela concorre com o republicano Phil Scott, que está tentando a reeleição.
Trans nas eleições norte-americanas
Apesar de ser a primeira a concorrer ao governo de um estado, Christine não é a única trans a participar das eleições norte-americanas.
Cerca de 43 candidatos já se registraram na primeira fase dos partidos para tentarem a vaga nas eleições municipal, estadual e federal.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade de Harvard realizou um levantamento onde aponta-se que a maioria dos concorrentes transgêneros e transsexuais são do Partido Democrata, o mesmo de Christine. Os demais são candidatos independentes.