Mundo

Coreias concordam em estabelecer acordo de paz

Líderes prometem assinar o acordo de paz ainda esse ano

Tábata Rauschkolb Publicado em 27/04/2018, às 09h33

None

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, se encontraram nessa sexta-feira (27) em Panmunjon. No encontro os dois líderes se comprometeram a assinar, ainda esse ano, um acordo de paz para acabar com a guerra entre os dois países.

O encontro dessa sexta-feira tem como objetivo substituir o Acordo do Armistício, de 1953. O Acordo foi um cessar-fogo que parou a Guerra da Coreia, o termo de compromisso dividiu a península coreana em dois Estados, mas nunca encerrou oficialmente a guerra.

Os líderes se comprometeram com a completa desnuclearização da península coreana. Durante o encontro foi realizada a declaração conjunta dos acordos.

“Os dois líderes solenemente declararam ante 80 milhões de coreanos e todo o mundo que não vai haver mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou” afirma a declaração.

O encontro foi histórico, Kim Jong-in pisou em solo sul-coreano, é primeira vez desde o cessar-fogo da Guerra um líder norte-coreano pisa na Coreia do Sul.

Foto - Korea Summit Press Pool/Reuters
Vídeo - AFP/BR
Jornal Midiamax