A cancelou sua reunião com a , que iria acontecer na quarta-feira (16) e, em razão dos aos exercícios militares entre Seul e Estados Unidos, também ameaçou suspender a cúpula com os EUA, marcada para o próximo mês.

De acordo com a Agência Estadão, a reunião entre as duas Coreias, seria no vilarejo Panmunjon, que faz fronteira entre os dois países, e tinha o objetivo de planejar a implementação da declaração assinada na Cúpula Intercoreana, no dia 27 de abril, que inclui as promessas de encerrar formalmente a Guerra da Coreia e promover a “completa desnuclearização”.

A reunião foi cancelada horas antes de acontecer e, Pyongyang, capital da Coreia do Norte, ainda questionou as negociações entre o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente Donald Trump, informou a agência sul-coreana Yonhap, citando a agência a KCNA, agência da Coreia do Norte.

De acordo com a KCNA, as negociações entre EUA e Coreia do Norte também deverão ser repensadas. “Os Estados Unidos também terão que empreender deliberações cuidadosas sobre o destino da planejada Coreia do Norte-EUA. Cúpula à luz desse tumulto militar provocativo conduzido em conjunto com as autoridades sul-coreanas”

Nesta terça-feira (15), militares da Coreia do Sul afirmaram que a Coreia do Norte estava avançando com os planos de fechar o local de testes nucleares na próxima semana, uma avaliação apoiada por pesquisadores norte-americanos. O local estava previsto para ser fechado depois da cúpula de Kim e Trump, o que marcaria o esforço diplomático global para resolver oi impasse nuclear com o Norte.

Com informações Agência Estadão