Milhares de da América Central entraram em confronto com a polícia mexicana nesta sexta-feira (19). A caravana deseja chegar até os Estados Unidos, em busca de melhores condições de vida.

O embate aconteceu na fronteira da Guatemala e México, quando milhares de imigrantes romperam as barreiras policiais à força. Segundo o G1, centenas de policias impedem a entrada das famílias e utilizam gás lacrimogêneo para conter a multidão.

A caravana começou a se formar há uma semana e cresceu ao entrar na Guatemala. Inicialmente com com mil pessoas, o grupo já aumentou para quatro mil homens, mulheres e crianças. Os principais motivos da imigração são a falta de , a violência e o tráfico de drogas na América Central.

O presidente americano Donald Trump não está contente com a movimentação de imigrantes e ameaça fechar a fronteira com o México, cortar apoio financeiro a Honduras e cancelar acordos comerciais com a Guatemala e com o México, caso a caravana continue a avançar.

O governo mexicano pediu ajuda à ONU para poder identificar quem no grupo apresenta um pedido legítimo de asilo e quem apenas quer entrar nos EUA de forma ilegal.