Pular para o conteúdo
Mundo

Brasileiro é condenado a oito anos por envolvimento com o Estado Islâmico

Ele foi julgado pela justiça espanhola 
Arquivo -

Ele foi julgado pela justiça espanhola 

Nessa terça-feira (10), a Justiça da condenou dez membros de uma célula juhadista ligada ao grupo . As penas variam entre 12 anos para os dirigentes da organização e oito anos para os demais participantes, entre eles o brasileiro Kayke Luan Ribeiro Guimarães.

De acordo com o G1, o brasileiro, que é natural de Goiás, foi preso em 2014 quando tentou atravessar a fronteira entre a Bulgária com a Turquia. A polícia da Catalunha já vinha o monitorando por suspeita de união com o grupo extremista Estado Islâmico.

A Justiça Espanhola afirmou que o grupo fotografou monumentos de Barcelona que pretendiam atacar e consideravam também sequestrar uma pessoa, vesti-la com um macacão laranja e executá-la enquanto gravavam um vídeo.

A nota do judiciário espanhol ainda disse que os dez condenados formaram uma célula ou grupo terrorista “com o único propósito e razão de atender e servir aos princípios identificados com o Daesh (Estado Islâmico), atentos para realizar, a qualquer momento, um ataque contra instituições como a polícia, entidades bancárias ou interesses judeus estabelecidos na Espanha, ou se juntar às fileiras do Daesh”

O Itamaraty diz que vem acompanhando o caso desde 2014. “Agentes consulares brasileiros realizaram visitas aos estabelecimentos prisionais em que o brasileiro se encontrou detido, prestando-lhe assistência, verificando seu estado de saúde e mantendo contato com sua família.

Organização

De acordo com a sentença, desde o primeiro trimestre de 2014 começou a se formar entre os frequentadores da mesquita de Terrasa, na Catalunha, um grupo que pretendia constituir uma célula satélite do Estado Islâmico para levar adiante os postulados da organização terrorista. O grupo era denominado de “Fraternidade Islâmica, Grupo para a pregação do Jihad”.

O grupo recrutava e doutrinava jovens para abandonar a Espanha para juntar-se com os combatentes na Síria ou no Iraque e realizar ataques contra alvos relevantes dentro do país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Médicos

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 eram com motociclistas

reeleição

Vereadores de Campo Grande se dividem sobre aprovação do fim da reeleição e mandato maior

Perdeu o prazo? Confira como regularizar o título cancelado na Justiça Eleitoral

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 eram com motociclistas

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Venezuelano é acusado de estuprar criança de cinco anos em Dourados 

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande promove plantão de vacinação contra a gripe neste sábado; confira

Precisa se vacinar contra a gripe? Neste sábado (24), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promove um plantão de vacinação em três pontos de Campo Grande. A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população à vacina contra a Influenza. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforça que a estratégia dos plantões visa … Continued

Transparência

Procuradores de MS ‘furam teto’ ganhando até 173% acima do previsto ao funcionalismo em 2025

Valores pagos aos magistrados está ainda 3.311,6% acima do salário médio do trabalhador sul-mato-grossense

Famosos

Power Couple: Gretchen e Esdras revelam motivo da desistência: ‘No limite’

Record exibiu o exato momento em que Gretchen e Esdras pediram para deixar o Power Couple Brasil 7 e revelaram o motivo da decisão

Esportes

Promessa campo-grandense assina com clube da primeira divisão do Paraguai

Ryan Faustino, de 17 anos, deixou time das Moreninhas em Campo Grande para vestir a camisa do 2 de Mayo