Pular para o conteúdo
Mundo

Bateu saudade: Ex-refém recebe mensagem de sequestrador no Facebook

Uma mensagem no Facebook surpreendeu o jornalista Michael Scott Moore, sequestrado em janeiro de 2012 na cidade de Galkayo, na Somália, durante estudos que fazia para seu novo livro sobre pirataria. Dois meses depois de conseguir liberdade, Michael foi procurado por um ‘amigo’ chamado Mohamed. O jornalista, que ficou mais de dois anos na mira […]
Arquivo -

Uma mensagem no Facebook surpreendeu o jornalista Michael Scott Moore, sequestrado em janeiro de 2012 na cidade de Galkayo, na Somália, durante estudos que fazia para seu novo livro sobre pirataria. Dois meses depois de conseguir liberdade, Michael foi procurado por um ‘amigo’ chamado Mohamed.

O jornalista, que ficou mais de dois anos na mira de piratas somalis, recebeu, em novembro de 2014, a seguinte mensagem : “Como vc está, Michael? Sou seu amigo Mohamed Tahlil. Quero falar com vc”.

Michael decidiu responder à mensagem depois que, ao analisar a foto do perfil remetente da mensagem, reconheceu o homem como sendo um dos seus sequestradores. Quanto tempo os dois se corresponderam e qual foi o teor das mensagens não foi divulgado.

Entretanto, recentemente o somali Mohamed foi preso em Nova York e indiciado na última quarta-feira (7). As acusações que caem sobre o pirata são pelos crimes de , tomada de refém, conspiração, entre outros.

Michael não quis se manifestar sobre a prisão de Mohamed, tampouco sobre as mensagens trocadas por eles ou o período em que ocorreram até que sua prisão fosse realizada.

Contudo, as imagens anexadas ao processo de Mohamed mostram mensagens contendo informações sobre o paradeiro dos sequestradores, fotos dos mesmos, quais haviam morrido e como algumas coisas aconteceram durante o sequestro.

Mohamed Tahlil foi preso sem direito a fiança e aguarda julgamento. Caso seja condenado, poderá receber como pena a prisão perpétua.

O caso

Michael Scott Moore estava em viagem pela Somália em 2012 para pesquisar sobre pirataria, tema do livro que estava a escrever na época, quando foi sequestrado por homens altamente armados, reconhecidos como piratas somalis.

À sua mãe foi pedido o valor de US$ 20 milhões pelo resgate além de uma carta oficial do governo americano os isentando pelo crime. Depois de muito tempo, a mãe de Michael conseguiu reduzir o valor do resgate para US$ 1,6 milhão e o jornalista conseguiu liberdade, em setembro de 2014.

Durante sua permanência no cativeiro, que durou pouco mais de dois anos, o jornalista acabou se aproximando de Mohamed Tahlil, responsável pela guarda do local onde Michael era mantido preso. Segundo ele, o modo gentil e bem-humorado de Tahlil durante sua apreensão, fez com que ele se decidisse por responder as mensagens.

O caso virou tema do novo livro de Michale, que recebeu o nome de The Desert and the Sea: 977 Days Captive on the Somali Pirate Coast (O deserto e o mar: 977 dias cativo na costa pirata somali), lançado nos EUA em julho. Ainda não há previsão para lançamento no .

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Operação em roças clandestinas da fronteira com MS elimina 63 toneladas de maconha

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Neblina em Campo Grande

Frente fria avança e prédios ‘somem’ em meio a neblina de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA

MidiaMAIS

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Voluntários buscam quebrar inseguranças com a doação que salva vidas

Política

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e passará por análise da CCJR