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Avião brasileiro cai nos EUA e deixa um morto

O aviador da Marinha americana Christopher Casey Short morreu devido à queda de um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer. O acidente ocorreu durante um exercício de ataque leve no Novo México, na sexta (22). Short e outro piloto testavam a aeronave, que está na fase final de uma competição internacional para o fornecimento […]
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O aviador da Marinha americana Christopher Casey Short morreu devido à queda de um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer. O acidente ocorreu durante um exercício de ataque leve no Novo México, na sexta (22).

Short e outro piloto testavam a aeronave, que está na fase final de uma competição internacional para o fornecimento de modelos leves de ataque e reconhecimento.

Segundo comunicado da base de Holloman, o segundo aviador se feriu levemente.

O avião brasileiro é ofertado em conjunto com a americana Sierra Nevada e montado na Flórida. Seu rival é o americano AT-6B Wolverine.

A queda ainda não teve a causa determinada. A Embraer irá colaborar com as investigações, mas a notícia reduz as chances do Super Tucano na competição. O objetivo dos EUA é comprar inicialmente 15 aviões e testá-los como substitutos do A-10 Warthog (javali, em inglês).

No ar desde 1977, o A-10 usa armamento e blindagem pesada em voos subsônicos a jato. Quem ganhar poderá ter acesso a um nicho potencial para fornecer até 120 aviões nos próximos anos.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas. O problema do A-10, usado em conflitos americanos desde a Guerra do Golfo de 1991, é que ele custa US$ 17 mil (R$ 64 mil) a hora-voo.

A depender da configuração, o valor da hora-voo do Super Tucano cai para US$ 1.500 (R$ 5.600).

O avião brasileiro é considerado o melhor do mundo em sua categoria. Mas está tendo uma carreira complicada nos EUA.

Em 2014, os americanos compraram 20 Super Tucano para a Força Aérea do Afeganistão. No ano passado, um dos aparelhos sofreu uma falha de potência e caiu na Geórgia – o instrutor americano e o aluno afegão conseguiram se ejetar em segurança.

Em janeiro, o Super Tucano e o americano Hawker Beechcraft AT-6B Wolverine derrotaram cinco concorrentes e passaram para a fase de testes.

O programa, conhecido como OA-X, poderia abrir de vez o mercado militar americano para a Embraer. Ao todo, a empresa já vendeu 26 Super Tucano à Força Aérea dos EUA.

O primeiro lote (2014) saiu por US$ 21,4 milhões (R$ 81 milhões hoje) a unidade. Porém, em compras militares, o valor inclui todo o pacote de logística envolvido, então não pode ser considerado um preço de prateleira.

Na negociação de compra da Embraer pela Boeing, a fabricante americana inicialmente desejava adquirir também a divisão militar da empresa.

Com a resistência do governo do , que tem poder de veto por possuir uma ação preferencial na ex-estatal, foi elaborado um plano de criação de uma terceira empresa que irá ficar com a linha de aviação regional da Embraer – objeto do desejo da Boeing, que viu a rival Airbus adquirir algo assim da canadense Bombardier em 2017.

O Super Tucano continua, caso o negócio acabe sendo fechado, sendo fabricado pela “velha” Embraer nacional.

Os americanos da Boeing, contudo, acenam com mais facilidades de acesso ao mercado militar dos Estados Unidos caso a negociação venha a ser fechada.

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