Ilha de Bali, na , tem sofrido terremotos “sem precedentes”

O governo da Indonésia pediu que os mais de 75 mil pessoas habitante da ilha de Bali evacuassem o local, por conta do risco de erupção do vulcão Agung, nesta terça-feira (26). Pessoas tem se refugiado no ponto mais alto da ilha, que tem sofrido com diversos pequenos terremotos.

O Centro de Vulcanologia da Indonésia disse nesta manhã que uma atividade sísmica “sem precedentes” está ocorrendo no local, e que o vulcão Agung pode entrar em erupção a qualquer momento.

“Instrumentalmente, nós nunca tínhamos registrado tanta energia ou atividade sísmica do Monte Agung”, disse Devy Kamil Syahbana, sismólogo do Centro de Vulcanologia da Indonésia, ao jornal The Guardian.Vulcão tem risco de erupção após 50 anos em ilha com 75 mil habitantes

Os registros mostram que o vulcão Agung sofreu 844 pequenos tremores durante a segunda-feira (25), e nesta terça, foram cerca de 300 a 400 mini-terremotos na ilha. “Precisamos prestar atenção pois este tipo de terremoto indica a movimentação do magma e aumento da probabilidade de uma erupção”, disse Kamil.

Uma região de sete quilômetros ao redor do vulcão foi isolada pelas autoridades como zona de perigo. Caso o Agung entre em erupção, será a primeira atividade do vulcão em mais de 50 anos, de acordo com o The Guardian.