Vice-presidente dos EUA diz que busca alianças para isolar Coreia do Norte

Mike Pence visita Japão para traçar estratégias para isolar norte coreanos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mike Pence visita Japão para traçar estratégias para isolar norte coreanos

Em visita a Tóquio, no Japão, o vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, afirmou que o país irá “aplicar mais pressão diplomática e econômica” sobre a Coreia do Norte para tentar impedir os coreanos de continuarem suas pesquisas com armas nucleares.

Para isso, os EUA devem buscar um “acordo com a comunidade internacional”, mantendo “todas as opções abertas” para lidar com os norte coreanos. As informações são da Agência EFE.

Em entrevista coletiva em Tóquio, Pence afirmou que a política administrativa do presidente Donald Trump é “dialogar com todos os aliados na região e do resto do mundo”.

“O diálogo é necessário, mas também é necessário exercer a pressão”, afirmou o vice-presidente. Pence reforçou que os EUA devem manter a Coreia do Norte sob um “maior isolamento”.

O vice salientou que os EUA vinham mantendo uma política de “paciência estratégica” perante a Coreia do Norte, o que teria fracassado perante as provocações e promessas descumpridas de Pyongyang, capital norte coreana.

As principais forças às quais os EUA devem se unir para isolar o país são a China, o Japão e a Coreia do Sul que, segundo Pence, “mantiveram ao longo do tempo uma postura a favor da desnuclearização da península da Coreia”.

Pence esteve também com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com quem conversou sobre uma estratégia comum para responder aos testes armamentistas do regime coreano. O último teste de ogivas ocorreu neste domingo (16).

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

Guerra-na-Faixa-de-Gaza-repr-getty-images