Organização teme que mais computadores de empresas estejam infectados

A Europol, agência da polícia da União Europeia, alertou para a possibilidade de novos ciberataques nesta segunda-feira (15), resultantes da mega investida cibernética iniciada na última sexta-feira (12) que teria atingido mais de 150 países em todo o mundo.

De acordo com a polícia europeia, há possibilidade de que nesta segunda, quando funcionários de empresas e órgãos públicos retornarem para seus postos de trabalho, seus computadores estejam infectados pelos vírus.

O ataque teria já atingido cerca de 200 mil vítimas em todo o mundo. Na manhã desta segunda-feira, a situação parecia normal na Europa, onde a maioria dos ataques ocorreu.

Bancos, hospitais, órgãos governamentais e empresas de diversos setores foram afetados, como a empresa americana Fedex, a francesa Renault, a alemã Deutsche Bahn e a espanhola Telefónica.União Europeia alerta para nova onda de ciber-ataques nesta segunda

O ataque foi executado com uma variante do vírus ransomware WannaCry, que ataca o sistema operacional Windows, aproveitando uma vulnerabilidade em versões antigas. 

O vírus exibe, na tela do computador afetado, uma mensagem na qual afirma que os arquivos foram codificados e solicita o pagamento de 300 dólares na moeda virtual bitcoin para liberá-los. Em geral, o ataque não gera o vazamento de dados.

(com supervisão de Evelin Cáceres)