Pular para o conteúdo
Mundo

Trump promete “uma América para os americanos em primeiro lugar”

45º presidente dos EUA
Arquivo -

45º presidente dos EUA

Ao tomar posse nessa sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, prometeu que, tanto nos EUA quanto no exterior, buscará sempre o interesse dos norte-americanos em primeiro lugar. “Estamos transferindo o poder de Washington, e dando de volta para vocês”, disse ele na ocasião ao grande público presente ao evento, frisando que a partir de agora “uma nova visão governará” o país.

“A partir deste dia, uma nova visão governará nossa terra. A partir deste dia, vai ser apenas a América primeiro. América primeiro!”, disse Trump. Segundo ele, a partir de agora, todas “as decisões sobre o comércio, sobre impostos, sobre imigração, sobre assuntos externos, serão feitas para beneficiar trabalhadores americanos e fábricas americanas”.

Ele é o presidente mais velho na história a assumir a presidência do país e tomou posse erguendo a mão direita e colocando a esquerda sobre uma Bíblia usada por Abraham Lincoln, para repetir o juramento previsto na Constituição dos EUA. O juramento foi dirigido pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts. Em seguida, Trump abraçou a esposa, Melania, e outros membros de sua família e logo após iniciou seu discurso de posse.

“Este momento é o seu momento, ele pertence a você”, disse Trump à multidão estimada em cerca de um milhão de pessoas. Ele enumerou alguns dos temas da campanha eleitoral e disse que, na presidência ajudará as famílias de classe média em dificuldades. Falou ainda que vai fortalecer as fronteiras dos Estados Unidos.

A transição de um presidente democrata para um republicano ocorreu no Capitólio , o prédio do Congresso dos Estados Unidos. Ex-presidentes, parlamentares e centenas de representantes do Corpo Diplomático estavam presentes. Pela tradição, chefes de governo e de Estados estrangeiros não são convidados para a posse de presidentes americanos.

Temperamento explosivo

De temperamento explosivo e sem experiência política anterior, Trump tem, aparentemente, poucas das qualidades geralmente listadas para aqueles que pretendem administrar uma os Estados Unidos.

Ainda assim, o bilionário republicano superou 19 meses de luta para se impor dentro do Partido Republicano. Nesse processo, ele venceu Jeb Bush, filho e irmão de dois ex-presidentes. E contra o Partido Democrata, derrotou a experiente candidata Hillary Clinton, que passou oito anos na Casa Branca como primeira-dama e foi secretária de Estado.

No quesito saúde,  Trump, com 70 anos, convive com a obesidade, não é chegado a dietas e não gosta de fazer exercícios físicos. Porém, ele tem também qualidades: nunca fumou e não gosta de bebidas alcoólicas. E, como um homem rico, os especialistas em saúde dos Estados Unidos presumem que ele faça rotineiros exames médicos.

Muitos duvidam que o bilionário cumpra a promessa que fez, ao se colocar como pré-candidato pelo Partido Republicano, de romper com a política do passado e inaugurar um novo estilo de governo.

Discurso

Trump fez um discurso duro durante a posse. Ele usou a expressão  “carnificina americana” para se referir à criminalidade do país e disse também que “a riqueza, a força e a confiança [dos EUA] tinham se dissipado” por causa de empregos perdidos para o exterior. A referência não combina com o bom momento da economia norte-americana e parece justificar seu plano de trazer indústrias americanas que se instalaram no México e em outros países e não no território americano.

“Por muito tempo, um pequeno grupo na capital de nossa nação tem colhido as recompensas [da ação] do governo, enquanto as pessoas têm suportado o custo. Os políticos prosperaram, mas os empregos sumiram e as fábricas fecharam”, disse Trump, aparentemente sem se incomodar que, ao seu lado, assistindo à posse, estavam os ex-presidentes Barack Obama,.George Bush e Bill Clinton.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Últimas Notícias

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Mundo

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis