Atentado aconteceu em Istambul, na Turquia, na virada do ano

Subiu para 39 o número de mortos e para 69 a quantidade de feridos em um ataque feito com arma de fogo em Istambul, na Turquia, durante a madrugada do primeiro dia do ano. Pelo menos 16 das 21 vítimas identificadas seriam estrangeiros, segundo o ministro do interior do país, Suleyman Soylu.

O ataque foi realizado por um homem que estava vestido de Papai Noel, por volta das 1h30 (20h30 no horário local). O ministro afirmou à imprensa internacional que os esforços no momento estão se concentrando em capturar o autor dos disparos.

O governador de Istambul, Vasip Sahin, classificou a ação como “terrorista”. Parte da imprensa internacional relata que duas ou três pessoas, ao todo, estariam envolvidas no ataque incluindo o Papai Noel.

No amanhecer do dia, a boate Reina, onde o ataque aconteceu, estava cercada por policiais que participavam das investigações e buscas pelo autor do crime. A boate fica próxima à margem européia da Turquia, no estreito do Bósforo.

Pessoas chegaram a se atirar no estreito do Bósforo em desespero após o ataque ter começado. De acordo com a CNN, 500 pessoas estariam na boate no momento do massacre. 

O homem vestido de Papai Noel teria entrado no clube e atirado indiscriminadamente contra os presentes. A Reina é uma boate conhecida de Istambul, frequentada pela alta sociedade turca, incluindo celebridades, jogadores de futebol e grandes empresários.

O ataque ocorre menos de um mês depois que um homem matou o embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, durante uma exposição em Ancara. O atirador disse que a morte foi em vingança pelo envolvimento russo no conflito sírio.

(sob supervisão de Evelin Araujo)