Planeta com maior chance de vida fora da Terra é descoberto pelo Chile

Novo planeta é 40% maior que Terra e tem sete vezes seu peso
| 20/04/2017
- 15:34
Planeta com maior chance de vida fora da Terra é descoberto pelo Chile

Novo planeta é 40% maior que Terra e tem sete vezes seu peso

Um novo planeta rochoso, 40% maior que a terra, entrou na disputa pelo título de planeta habitáveis mais provável de ocorrência de vida froa do sistema solar. O planeta orbita uma estrela anã que faz parte da constelção Cetus, a Baleia.

O planeta foi descoberto por astrónomos do MEarth-Sul, um dos melhores observatórios extraterrestres existentes, devido a sua localização no deserto chileno.

O exoplaneta recebeu o nome de LHS-1140, e está a 39 anos-luz de distância da Terra, ou seja, demorariam 39 anos andando na velocidade da luz para chegar ao novo mundo. Cientistas acreditam que ele possui uma zona havitável, com água em estado líquido.

O pesquisador do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, Jason Ditton. disse que a descoberta é a mais empolgante dos últimos dez anos. “Nós mal podíamos imaginar um alvo melhor para realizar uma das maiores buscas da ciência: a evidência de vida além da Terra”, disse Ditton ao jornal The Guardian.

Apesar de novos planetas com possibilidade de existência de vida serem encontrados todos os meses, que diferencia o LHS-1140 é ele não ser bombardeado com tanta radiação de alta energia quanto os outros.

No ambiente mais habitável do planeta rochoso, um vasto mar de magma pode fornecer vapor à atmosfera, fornecendo água ao planeta, disseram cientistas.

De acordo com Observatório Europeu no Sul, localizado no Chile, o planeta tem sete vezes a massa da Terra, o que astrônomos acreditam que pode ser explicado pelo fato de ser rochoso com um núcleo denso composto por ferro.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Veja também

Boris anunciou renúncia nesta quinta-feira

Últimas notícias