Pular para o conteúdo
Mundo

Papa Francisco rejeita “extremismo” em missa com minoria católica no Egito

A cerimônia ocorreu sob forte esquema de segurança para tentar evitar ataques de radicais islâmicos
Arquivo -

A cerimônia ocorreu sob forte esquema de segurança para tentar evitar ataques de radicais islâmicos

O Francisco disse neste sábado, 29, em um estádio no Cairo, a capital do Egito, diante de milhares de pessoas, a maioria fiéis da comunidade católica egípcia, que Deus rejeita o extremismo e apenas o da “caridade” é permitido.

O pontífice, em seu segundo e último dia de visita ao Egito, celebrou a missa organizada no estádio 30 de Junho da Força Aérea Egípcia, sob forte esquema de segurança para tentar evitar ataques de radicais islâmicos.

Em 2015, o entorno do estádio onde foi celebrada a missa foi palco da morte de cerca de 20 torcedores que assistiam a um jogo de futebol e que acabaram pisoteados devido à aglomeração de pessoas, mas várias ONG disseram que a polícia contribuiu para o desastre ao tentar dispersar os torcedores com bombas de gás lacrimogêneo.

“Só agrada a Deus a fé professada com a vida, porque o único extremismo que Ele permite aos crentes é o da caridade”, disse o papa durante a homilia.

“Qualquer outro extremismo não vem de Deus e não lhe agrada”, advertiu Francisco a uma plateia de milhares de pessoas, e pediu que elas não tivessem “medo de amar a todos, amigos e inimigos, porque o amor é a força e o tesouro do crente”.

As palavras do papa foram pronunciadas justamente quando completam 20 dias dos ataques terroristas contra igrejas coptas no norte do Egito, que causaram a morte de 46 pessoas, e um dia depois de o pontífice pedir às lideranças religiosas, em sua maioria muçulmanos, que expressassem um “forte e claro não” à violência.

Antes do início da missa, o pontífice cumprimentou os presentes de dentro de um carro de golfe no qual deu a volta no estádio, ao qual compareceram, segundo a agência oficial egípcia “Mena”, cerca de 25 mil pessoas.

O Vaticano, por sua vez, informou que 15 mil fiéis assistiram à missa.

No veículo, Francisco estava acompanhado do Patriarca Católico Copta, Ibrahim Isaac Sedrak.

“A verdadeira fé é a que nos torna mais caridosos, mais misericordiosos, mais honestos e mais humanos. É a que anima os corações que nos levam a amar a todos gratuitamente, sem distinção e sem preferências”, afirmou Francisco.

Além disso, o papa insistiu em sua mensagem de paz entre os diferentes: “a fé”, segundo Francisco, “nos faz ver o outro não como um inimigo a ser derrotado, mas como um irmão para amar, servir e ajudar”.

Em sua homilia, o papa disse que de nada serve a religiosidade se ela não estiver “movida igualmente por fé e caridade” e advertiu para as tentativas de guardar as aparências, porque Deus “detesta a hipocrisia”.

“Para Deus, é melhor não acreditar do que ser um falso crente, um hipócrita”, exclamou o papa.

A missa é o ato principal do pontífice para o dia de hoje, dedicado especialmente à comunidade católica no Egito, um grupo religioso de apenas 200 mil pessoas em um país onde a maioria de seus quase 90 milhões de habitantes é de muçulmanos.

O primeiro dia da visita do papa ao Egito esteve fundamentalmente dedicado a manter encontros com líderes religiosos muçulmanos e da comunidade copta ortodoxa – a majoritária entre os cristãos egípcios – e Francisco também participou de uma conferência internacional de paz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Do ‘Pare’ ao quebra-molas: como solicitar sinalização de trânsito em bairros de Campo Grande?

Caminhonete fica destruída após pegar fogo na MS-157 em Maracaju

Com desfalque de 8 jogadores, Operário FC encara Uberlândia neste sábado no Jacques da Luz

mega-sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões neste sábado

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Mulher rompe aorta após orgasmo

Últimas Notícias

Mundo

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Presidente da Comissão Europeia afirmou que não há reciprocidade comercial entre novas tarifas de Trump

Brasil

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Presidente da Capes diz que pesquisadores optaram por doutorado em outros países

Esportes

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Alviverde só terá descanso caso seja eliminado da Copa do Brasil

Famosos

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, Everton Boi foi assassinado em Cuiabá, no MT, dentro do próprio carro; conheça quem foi o ex-atleta