Na base da famosa escadaria da Praça

O Francisco lamentou nesta sexta-feira a deterioração e a degradação de Roma, usando uma oração tradicional num dia nacional de comemoração para chamar a atenção para problemas como danos ambientais e corrupção na capital italiana.Papa chama a atenção em dia festivo para deterioração e corrupção em Roma

O papa fez os comentários na base da famosa escadaria da Praça da Espanha, onde todos os anos papas homenageiam a estátua de Nossa Senhora na Festa da Imaculada Conceição.
Publicidade
 
Roma nos últimos anos tem se deteriorado, com ruas cheias de buracos, acúmulo de lixo, jardins públicos negligenciados onde o mato alcança o tamanho de uma pessoa.

Francisco, que também é bispo de Roma, orou para que os moradores da cidade desenvolvam “anticorpos contra os vírus dos nossos tempos”.
 

Entre outros, ele citou “resignação com a degradação ambiental e ética”, “incivilidade”, “desprezo pelo bem comum” e “medo de imigrantes”.

Em julho, dois líderes de um grupo criminoso que roubaram os cofres da cidade foram condenados junto com cerca de 40 políticos, autoridades e empresários, ao fim de um dos maiores julgamentos de corrupção da capital italiana.
Integrantes de gangues são acusados de se infiltrar na administração da cidade e usar propina e intimidação para conseguir contratos públicos lucrativos, incluindo a administração de centros para imigrantes que vieram para a Itália da África.
 

Nesta sexta, o papa falou sobre a necessidade de ajudar “tantas pessoas que vieram para cá de lugares de fome e guerra”.