Chamado é para dia 16 de julho

 

A oposição venezuelana fez nesta segunda-feira (03), um chamado para que no  dia 16 de julho, um domingo, seja feita uma consulta popular para decidir “o futuro do país” e aprovar ou rechaçar o processo constituinte convocado pelo governo. Contudo, o presidente da , , ratificou os comícios para a eleição dos constituintes e lamentou que haja setores que saem “a difamar o país”. A informação é da Agência Télam.Oposição pede consulta popular mas Maduro ratifica eleições para Constituinte

Os principais dirigentes da MUD (Mesa de Unidade Democrática), que reúne a oposição, realizaram nesta segunda um ato para a assinatura de um “acordo nacional para a Constituição”, no qual se planejarão estratégias para atuar durante este mês em defesa da Carta Magna e propuseram a realização de uma consulta popular.

O presidente da AN (Assembleia Nacional), Julio Borges, antecipou que pedirá ao Parlamento que ponha em marcha o “processo de consulta” e apelou para o artigo 71 da Constituição venezuelana, que faculta à AN convocar  um referendo sobre “matérias de especial transcendência nacional”. Borges se amparou também no artigo 350, que enuncia o direito do povo de deixar de reconhecer ao governo que “contrarie” os princípios e garantias democráticas.