Epidemia do vírus teria deixado três mortos no nordeste do Congo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta na última sexta-feira (13) para uma nova epidemia de febre hemorrágica do , na República Democrática do Congo, que já teria deixado três mortos desde o dia 22 de abril.

O surto está localizado no nordeste do país, em uma zona considerada de difícil acesso da floresta equatorial na província de Bajo Uele, fronteira com a República Centro-Africana.

A OMS afirma estar trabalhando “em estreita colaboração” com as autoridades congolesas “para facilitar o envio de materiais de proteção e pessoal para reforçar a vigilância epidemiológica e controlar rapidamente a epidemia”.

O ministro congolês da Saúde, Oly Ilunga, confirmou o surto da epidemia em uma declaração às redes de televisão do país, e pediu à população para “não entrar em pânico”.Novo surto de ebola em país da África leva OMS a emitir alerta

O Congo sofreu com sete epidemias de ebola, sendo a última delas em 2014, que deixou 49 mortos e foi contida rapidamente. Ao mesmo tempo, o oeste africano sofria com a morte de 11 mil por causa da doença.

O rastreamento do vírus é difícil pois seu tempo de incubação é de 21 dias. A OMS afirmou que está enviando especialistas à região afetada, mas pediu ajuda de parceiros “para uma resposta multissetorial coordenada apropriada”.

(com supervisão de Evelin Cáceres)