Pular para o conteúdo
Mundo

Malásia vai libertar suspeito da morte de irmão do líder norte-coreano

Duas mulheres foram indiciadas
Arquivo -

Duas mulheres foram indiciadas

Autoridades malaias anunciaram nesta quinta-feira que libertarão o único norte-coreano detido na investigação sobre o assassinato, na Malásia, de , meio-irmão do líder norte-coreano, um dia após o indiciamento de duas mulheres suspeitas.

O anúncio do procurador-geral da Malásia foi feito horas após outro pronunciamento do governo de Kuala Lumpur sobre o cancelamento iminente de um programa de isenção de vistos para os cidadãos norte-coreanos.

Na quarta-feira, uma indonésia e uma vietnamita suspeitas de ter inoculado no meio-irmão de um poderoso agente neurotóxico no dia 13 de fevereiro no aeroporto de Kuala Lumpur foram indiciadas por assassinato pela justiça malaia.

Há duas semanas, Ri Jong-chol, 47 anos, que trabalha no setor de tecnologias informáticas, se encontra detido.

“É um homem livre”, declarou à AFP o procurador-geral Mohamed Apandi Ali. “Sua detenção provisória expira e as acusações são insuficientes para indiciá-lo. Será libertado” na sexta-feira.

No âmbito da investigação, a polícia quer interrogar outros sete norte-coreanos, entre eles um diplomata da embaixada da em Kuala Lumpur e um funcionário de uma companhia aérea que se encontraria na Malásia. Quatro suspeitos deixaram o país no mesmo dia do assassinato.

Ri foi detido pouco depois da emboscada da qual o meio-irmão de Kim Jong-un, de 45 anos, que esperava para embarcar em um voo rumo ao território chinês de Macau, foi vítima.

Imagens das câmeras de videovigilância mostraram duas mulheres se aproximando pelas costas de Kim Jong-nam, e uma delas lançando, aparentemente, algo em seu rosto. A vítima foi levada à clínica do aeroporto, mas faleceu durante sua transferência ao hospital.

Segundo Kuala Lumpur, a vítima foi envenenada com o agente neurotóxico VX, uma versão mais fatal do gás sarin, indolor, inodoro e tão tóxico que foi catalogado como arma de destruição em massa.

As duas mulheres afirmam que as enganaram e que acreditavam que participavam de uma brincadeira gravada em vídeo, uma pegadinha. A polícia malaia alega que elas sabiam o que faziam.

– Morte dolorosa –

Segundo as autoridades, Kim Jong-nam morreu rapidamente, em menos de 20 minutos, e seu falecimento foi provavelmente “muito doloroso”.

Desde o início deste caso, a Coreia do Sul acusa seu vizinho do Norte, citando uma ordem permanente de Kim Jong-un para assassinar seu meio-irmão.

Kim Jong-nam caiu em desgraça e vivia exilado há anos, mas havia se mostrado crítico a um dos regimes mais herméticos do mundo.

A Coreia do Norte, que não reconheceu a identidade da vítima, protesta vigorosamente pela investigação das autoridades malaias, acusadas por ela de se guiar por motivos políticos e comportamento ilegal. As autoridades norte-coreanas também não aceitam as conclusões da necropsia.

Desde o assassinato, o curto-circuito entre os dois países, que mantinham até então relações diplomáticas amigáveis, se degrada dia após dia.

Kuala Lumpur anunciou o cancelamento, a partir de 6 de março, de um acordo bilateral para uma isenção recíproca de vistos para os visitantes.

O governo tomou esta decisão por razões de segurança nacional, informou a agência Bernama, que cita o vice-primeiro-ministro malaio, Ahmad Zahid Hamidi.

Kuala Lumpur já chamou para consultas seu embaixador na Coreia do Norte e convocou o embaixador norte-coreano na Malásia.

Malásia vai libertar suspeito da morte de irmão do líder norte-coreano

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo