Porta-helicópteros irá escoltar navio norte-americano
O Japão enviou nesta segunda-feira (1) seu maior porta-helicópteros em apoio a um navio norte-americano na região oriental do país. O reforço ocorre em plena tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte.
As informações são da rede pública japonesa NHK. O destróier Izumo do exército japonês partiu nesta madrugada para o Pacífico saindo da base naval de Yokosuka, a sudoeste de Tóquio.
O navio tem 19,5 toneladas e capacidade para decolagem e aterrisagem de cinco helicópteros simultaneamente. Ele irá escolar um barco de fornecimentos dos EUA até a região oeste do Japão.
Izumo apoiará a embarcação americana, encarregada de fornecer combustível e outros suportes aos navios americanos que se encontram na região, incluindo o porta-aviões de propulsão nuclear Carl Vinson e sua frota de ataque, em águas sul-coreanas.
O envio do porta-helicópteros japonês é o primeiro que o país realiza para prestar apoio a tropas aliadas desde 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial.
(com supervisão de Evelin Cáceres)