Nação disse que vai apoiar países oprimidos pelos EUA
Em resposta as declarações desta sexta-feira (13) do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou abandonar o acordo nuclear iraniano, as Forças Armadas do Irã afirmaram que devem intensificar suas capacidades defensivas “para lidar com o regime corrupto dos EUA”.
As declarações foram feitas pelo porta-voz do Exército iraniano, Masud Yazayeri. Segundo Yazayeri, as forças iranianas estão “mais decididas e motivadas do que antes” a apoiar “regimes oprimidos em todo mundo”, e não apenas no Oriente Médio.
“Não negaremos nossa defesa aos oprimidos em cada ponto da geografia mundial, inclusive nos EUA”, disse na noite desta sexta-feira o porta-voz, com destaque para o apoio “especialmente aos oprimidos da região da Ásia Ocidental”.
O Irã enfatizou também que as ações das forças armadas do país terão “efeitos externos” que poderão ser observados pelo governo Trump “no seu devido tempo”.
O acordo nuclear com o Irã, negociado há mais de uma década, foi assinado somente em 2015, incluindo EUA e mais cinco grandes potências: França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha.
Autoridades dizem que apesar do apoio ao acordo com o Irã ter sido questionado pelo presidente Trump, por enxergar “defeitos” na proposta, a questão não é renegociável, e o acordo será respeitado enquanto houver interesse dos outros países.