Pular para o conteúdo
Mundo

Flórida sofre saída em massa com aproximação do furacão Irma

Os estados de Geórgia e Virgínia também emitiram alertas de emergência
Arquivo -

Os estados de Geórgia e Virgínia também emitiram alertas de emergência

As autoestradas da Flórida estavam engarrafadas nesta sexta-feira, com famílias fugindo de suas casas para escapar do  Irma, que se aproxima do sudeste dos Estados Unidos, depois de matar 17 pessoas e reduzir muitas construções a escombros em sua passagem pelo Caribe.

Uma fila interminável de carros serpenteava ao norte da península, carregados com colchões, galões de combustível e caiaques, à medida que os residentes foram levando a sério os alertas insistentes de evacuação. O governador da Flórida informou que todos os 20,6 milhões de moradores do estado devem se preparar para partir.

“O furacão Irma tem proporções épicas, talvez seja o maior que já vimos”, alertou o presidente Donald Trump no Twitter. “Fiquem em segurança e saiam de seu caminho se possível”.

 Varrendo tudo em sua passagem pelo Caribe, a monstruosa tempestade atingiu uma série de pequenas ilhas, como São Bartolomeu e São Martinho, onde 60% das casas viraram escombros e cenas de saques foram registradas, antes de seguir para as Ilhas Virgens e Porto Rico. “Casas foram esmagadas, o aeroporto está inoperante, postos de telefone e eletricidade estão no chão”, contou à AFPOlivier Toussaint, morador de São Bartolomeu. “Carros de cabeça para baixo foram parar em cemitérios. Barcos estão submersos na marina, lojas foram destruídas”.

Durante a noite, o Irma foi rebaixado de tempestade de categoria 5 – algo raro – para 4, ainda letal, e continua a trazer ventos extremamente perigosos de 240 km/h. Meteorologistas alertam que a tempestade pode elevar em até oito metros os níveis normais do mar, enquanto o furacão avança para impactar diretamente o sul da Flórida, onde o êxodo em massa é dificultado por engarrafamentos e falta de combustível.

Nesta sexta, a normalmente fervilhante Miami Beach estava deserta e as vitrines das lojas estavam vedadas com tapumes, alguns com pichações como “Say no to Irma” (Diga não ao Irma) ou “You don’t scare us Irma” (Irma, você não nos assusta). Carros de polícia circulavam pelas vias costeiras de West Palm Beach, ao norte de Miami, repetindo a mensagem: “Atenção, atenção, esta é uma zona de evacuação obrigatória. Por favor, saiam”.

‘Poderoso e mortal’

“Todo o sudeste dos Estados Unidos deve acordar e prestar atenção”, alertou o diretor do serviço federal de emergências dos EUA, Brock Long. “Será realmente devastador”, emendou.

Na vizinha Geórgia, o governador Nathan Deal emitiu alertas de emergência preventiva para 94 dos 159 municípios do Estado. A Virgínia também declarou estado de emergência. De acordo com o governador Terry McAuliffe, o decreto foi emitido para que funcionários públicos possam se preparar melhor para a passagem da tempestade e ajudar outros estados afetados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é agredida com socos e apedrejada pelo companheiro que vai preso no Tijuca

Poder Judiciário terá atendimento apenas em regime de plantão de 1º a 4 de maio

MS teve 37.083 admissões em postos de trabalho de carteira assinada em março

Empregos - Imagem ilustrativa

Trabalhadores de MS poderão buscar vagas de emprego e qualificação por meio de aplicativo 

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Empresário é preso com armas e munições em escritório em Campo Grande

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

Bares e restaurantes podem usar o espaço da calçada? Entenda as regras em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Motociclista fica ferido após batida com ônibus no Nova Lima

Motociclista foi encaminhado para a UPA das Moreninhas no início da tarde desta quarta-feira (30)

Cotidiano

Governo oferece aulas de teatro gratuitas para jovens e adolescentes 

Curso será de 14 de maio a 10 de dezembro, em Campo Grande

Sem Categoria

Comissão entrega denúncia sobre BR-163 em MS e questiona CCR MSVia

Comissão pede a suspensão temporária da cobrança de pedágio na rodovia

Polícia

Argos: Segunda fase da operação que mira traficantes em MS termina com oito presos

A primeira fase da operação ocorreu em Jardim