Ataques foram feitos por carros-bomba

Ao menos 27 pessoas morreram em dois atentados a bomba em Bagdá, no Iraque, nesta terça-feira (30). Um dos ataques foi reivindicado pela facção terrorista Estado Islâmico.

Mais de cem pessoas ficaram feridas nos ataques. Um deles ocorreu em frente a uma sorveteria na capital iraquiana, e o outro foi executado logo em seguida por um homem-bomba.

Na sorveteria, o ataque foi executado por um carro-bomba que detonou no bairro de Karrada, no centro de Bagdá. A explosão deixou 16 mortos e 75 feridos, incluindo mulheres e crianças.

Poucas horas depois, um segundo carro-bomba explodiu na ponte dos Mártires, uma das principais de Bagdá, deixando onze pessoas mortas e dezenas de feridos. Explosões em Bagdá deixam 27 mortos e Estado Islâmico reivindica ataque

Este segundo atentado não foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas a polícia iraquiana suspeita de envolvimento do grupo. Já o da sorveteria foi reivindicado pela facção em sua agência de propaganda, a Amaq.

Segundo a propaganda, no local havia uma “reunião de xiitas”. Em julho de 2016, o mesmo bairro de Karrada sofria o mais letal ataque do Estado Islâmico desde 2003, que deixou 300 mortos.

(com supervisão de Evelin Cáceres)