Pular para o conteúdo
Mundo

EUA rejeita proposta da China sobre diálogo com Coreia do Norte

Pequim está preocupado com a implantação esta semana de um escudo antimíssil pelos EUA na Coreia do Sul
Arquivo -

Pequim está preocupado com a implantação esta semana de um escudo antimíssil pelos EUA na Coreia do Sul

Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira uma proposta da para relançar as negociações com a , afirmando que a bola está no campo de Pyongyang após os recentes disparos de mísseis balísticos.

A China, principal aliada e protetora do regime norte-coreano, propôs nesta quarta-feira que Pyongyang suspenda seu programa nuclear em troca do fim das manobras militares lançadas pelo Estados Unidos e Coreia do Sul, com o objetivo de evitar “um choque frontal” entre as Coreias.

O governo norte-coreano tem um comportamento irracional, incompatível com a diplomacia, disse à imprensa a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, e o Departamento de Estado.

O governante norte-coreano Kim Jong-Un “é uma pessoa que não age racionalmente, que não pensa claramente”, disse Haley.

“O comportamento da Coreia do Norte não é racional”, expressou o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

A China apresentou sua proposta depois que o Conselho de Segurança da ONU condenou, na terça-feira à noite, os mais recentes lançamentos de mísseis norte-coreanos, chamados de “grave violação” das resoluções do organismo, e considerou que “as partes voltem à mesa de negociações”, segundo o chanceler chinês Wang Yi.

O comportamento dos Estados Unidos na ONU é o de “um malfeitor que grita ‘ladrão'”, afirmou um porta-voz do Ministério norte-coreano das Relações Exteriores.

Pyongyang propôs em janeiro de 2015 a suspensão temporária de seus testes nucleares se os Estados Unidos anulassem suas manobras conjuntas com a Coreia do Sul, mas estes dois países rejeitaram a proposta.

“Reduzir as tensões”

Pyongyang lançou ao menos quatro mísseis em direção ao Mar do Japão e três deles caíram dentro das 200 milhas náuticas da zona econômica exclusiva japonesa.

Apontando para “reavaliar a maneira de proceder com a Coreia do Norte”, a embaixadora americana afirmou que “todas as opções estão sobre a mesa” e não excluiu completamente a possibilidade de negociações diretas.

“Precisamos que a Coreia do Norte realize ações positivas antes que possamos levá-las a sério”, assinalou.

As outras grandes potências pensam da mesma forma, além de considerarem que a Coreia do Norte precisa mostrar sua boa vontade.

“Dispararam quatro mísseis”, lembrou o embaixador japonês na ONU, Koro Bessho, antes da reunião.

O embaixador chinês na ONU, Liu Jieyi, insistiu na necessidade de “reduzir as tensões”. Pequim está preocupado com a implantação esta semana de um escudo antimíssil pelos Estados Unidos na Coreia do Sul.

Um drible nas sanções

“É a Coreia do Norte que deve mostrar, com gestos concretos e sinceros, que está pronta para retomar o diálogo”, sustentou o representante francês François Delattre.

Na terça-feira, Washington propôs ao Conselho de Segurança um texto de condenação dos testes nucleares de Pyongyang, adotado de maneira unânime pelos 15 integrantes do corpo.

O regime norte-coreano “rechaçou categoricamente” a condenação da ONU, e alegou que as manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos os impulsionam a tomar “medidas mais duras”.

Seis pacotes seguidos de sanções impostas pela ONU desde o primeiro teste nuclear norte-coreano em 2006 não dissuadiram Pyongyang de continuar com seus programas.

Um relatório da ONU publicado no final de fevereiro mostra que a Coreia do Norte burlou as sanções mais duras recorrendo a intermediários e a empresas fantasmas para continuar seu comércio com Malásia e China, entre outros países.

Durante as sanções, a China anunciou o fim das importações de carvão norte-coreano, privando o governo deste país de um investimento fundamental.

O presidente americano, Donald Trump, expressou o “compromisso inviolável dos Estados Unidos de estar ao lado do Japão e da Coreia do Sul diante das sérias ameaças da Coreia do Norte”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Adolescente de 15 anos é esfaqueado no pescoço em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho

MidiaMAIS

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

Evento acontece na praça Antônio João, região central da cidade