EUA e Coreia do Sul fazem exercícios militares após Coreia do Norte testar novo míssil
EUA enviou porta-aviões à região
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
EUA enviou porta-aviões à região
Coreia do Norte testou neste sábado (29) um míssil balístico pouco depois de o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, ter alertado que, se o país não paralisar o seu programa nuclear, poderá sofrer “consequências catastróficas”. O teste norte-coreano ocorreu 12 horas antes da chegada do porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson e da armada que o acompanha à península das Coreias, onde iniciaram exercícios militares com a Coreia do Sul neste sábado, segundo a agência Reuters.
Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul disseram que o teste da Coreia do Norte aparentemente falhou, no que seria o quarto fracasso dos norte-coreanos em testes de mísseis desde março.
Tillerson disse na sexta-feira que todas as possibilidades estão sendo analisadas para o caso, inclusive uma ação militar.
“A ameaça de um ataque nuclear contra Seul ou Tóquio é real, então é só questão de tempo antes de a Coreia do Norte desenvolver capacidade para atacar os EUA”, afirmou Tillerson. “Se relutarmos quanto ao assunto mais importante em termos de segurança no mundo, as consequências podem ser catastróficas.”
O presidente norte-americano, Donald Trump, escolheu a retórica de afirmar que o teste é um desrespeito à China, aliada de Pyongyang.
“A Coreia do Norte desrespeitou a China e seu respeitável presidente ao lançar, sem sucesso, um míssil hoje mesmo. Ruim!”, disse o presidente pelo Twitter.
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, adotou um tom diplomático: “A chave para resolver o tema nuclear na península não está nas mãos da China”, afirmou. A agência de notícias oficial da China, Xinhua, usou vocabulário conciliatório, pedindo para que os dois lados cedam.
A Coreia do Norte vem realizando testes como nunca antes, e especialistas acreditam que o país evoluiu no desenvolvimento de mísseis de médio alcance e disparados por submarinos.
O último teste feito pelo pela Coreia do Norte, há mais de 10 dias, falhou. O país asiático, que já realizou 5 testes nucleares com sucesso nos últimos meses, quer desenvolver um míssil intercontinental capaz de atingir os EUA.
Japão protesta
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, classificou o teste como uma grave ameaça à ordem internacional.
“Exortei a Rússia e participar construtivamente das negociações com a Coreia do Norte. O Japão está observando como a China agirá em relação a eles também”, disse.
De acordo com fontes nos EUA, o míssil testado provavelmente era um KN-17, de médio alcance, mas que aparentemente falhou minutos após decolar.
O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte disse ao jornal oficial Rodong Sinmun que o destacamento da armada com o porta-aviões é uma “atitude temerária de maníacos por guerra com o objetivo de criar um conflito nuclear muito perigoso”.
Kim Dong-yub, especialista do Instituto de Estudos do Extremo Oriente da Universidade Kyungnam, em Seul, afirmou que a Coreia do Norte pode não ter obtido os dados que desejava com o lançamento e destruiu o míssil para não causar a ira da China, que tinha pedido a Pyongyang para evitar provocações.
O favorito a vencer a eleição presidencial sul-coreana de 9 de maio, Moon Jae-in, chamou o teste de “um exercício de futilidade”.
“Pedimos ao regime de Kim Jong Um que pare imediatamente com os atos provocativos irresponsáveis e escolha o caminho da cooperação com a comunidade internacional”, disse Park Kwang-on, porta-voz de Moon, que defende uma política mais moderada com os vizinhos do norte.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.