Pular para o conteúdo
Mundo

Estados Unidos lançam ‘mãe de todas as bombas’ contra o Estado Islâmico

Foi a primeira vez que arma é usada
Arquivo -

Foi a primeira vez que arma é usada

Os Estados Unidos lançaram, nesta quinta-feira, sua bomba não nuclear mais potente, sobre as cavernas usadas pelo grupo jihadista Daesh na província afegã de Nangarhar, na fronteira do Afeganistão com o Paquistão. As agências internacionais informaram que porta-voz do Pentágono, Adam Stump, comentou que essa é a primeira vez que a arma é usada.

A rede CNN informando, também citando o Pentágono,  disse que a bomba lançada é a GBU-43,  que tem mais dez toneladas  e é conhecida como MOAB (mother of all bombs, ou a mãe de todas as bombas). 

A bomba tem esse nome  em alusão às declarações do então líder iraquiano, Saddam Hussein, antes da primeira guerra do Golfo, em 1991, de que essa seria “a mãe de todas as batalhas”.

É ma arma desenvolvidadurante a guerra do Iraque, iniciada em 2003, e já testada na Florida. Segundo as informações do jornal Público, de Portugal, a arma foi lançada às 19h00 locais, por um avião MC-130, operado pelo Comando de Forças Especiais da Força Aéreas.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã