Grupo publicou vídeo falando em espanhol

O grupo terrorista publicou um novo vídeo no qual celebra as recentes mortes de espanhóis e europeus em Barcelona e Cambrils, e faz um chamado para novos ataques terroristas na Espanha. 

A gravação mostra dois membros do Estado Islâmico falando em espanhol. “A jihad (guerra santa) não tem fronteiras. Façam a jihad onde vocês estiverem, e Alá felicitará vocês”, diz um dos militantes.

É a primeira vez que o grupo usa o espanhol para se comunicar em um vídeo oficial. O vídeo foi publicado apenas uma semana após os atentados em Barcelona e Cambrils, reivindicados pelos jihadistas, que deixaram 15 mortos.

Os terroristas dizem ainda no vídeo que irão vingar o “sangue muçulmano derramado pela inquisição espanhola”, e que tomarão de volta a Península Ibérica, dominada pelos árabes entre os anos de 711 e 1.492 d.C.Estado Islâmico comemora mortes na Espanha e convoca novos ataques

Além da “dívida histórica” com os muçulmanos, os ataques à Espanha por parte do grupo terrorista são motivados pelo fato do país integrar a coalização internacional que combate o Estado Islâmico no Oriente Médio e na África.

No momento, um dos suspeitos dos ataques terroristas em Barcelona e Cambrils está em liberdade, já que sua ligação com os atentados não foi comprovada. Outros três suspeitos foram presos, seis foram mortos pela polícia e dois morreram na explosão causada pelo grupo.