Há semelhanças entre ataques utilizados no país com vírus

Um investigador e especialista em segurança da internet do Google, Neel Mehta, encontrouy semelhanças entre os códigos do vírus “WannaCry” e uma vasta campanha de ciberataques atribuídas a Coreia do Norte.

Outros especialistas, incentivados por Mehta, abraçaram rapidamente a suposição de que a Coreia do Norte pode estar por trás do ataque. O vírus WannaCry cancela o acesso do usuário ao computador, e pede um “resgate” de 300 dólares para liberar o uso do equipamento.

Pesquisadores da Kaspersky, empresa de segurança russa, avaliaram que as pistas sobre o vírus são importantes, mas “precisam de mais dados sobre as versões antigas do WannaCry” para confirmá-las.

“Acreditamos que isto poderá ser a chave para resolver alguns dos mistérios sobre este ataque. Uma coisa é certa: a descoberta de Neel Mehta é a mais significativa até o momento sobre as origens do ‘WannaCry’”, disse a empresa.Especialistas ligam ciber-ataque mundial a grupo da Coreia do Norte

Acusações iniciais sem provas apontavam que o ataque teria sido elaborado pela própria Rússia. Em resposta, o presidente Vladmir Putin afirmou que seu país “não tinha absolutamente nada a ver” com o WannaCry.

A Kaspersky disse que há semelhanças envolvendo o código WannaCry com os códigos utilizados pelo grupo de hackers norte-coreanos Lazarus.

O Lazarus esteve por trás do ataque de 2014 contra a Sony Pictures, e também é suspeito de ter invadido os sistemas do Banco Central de Bangladesh e outras instituições financeiras.