Pular para o conteúdo
Mundo

Entenda acusação de crimes sexuais contra cardeal conselheiro do Papa

 Crimes sexuais supostamente cometidos na década de 70
Arquivo -

 Crimes sexuais supostamente cometidos na década de 70

Indiciado por crimes sexuais, o cardeal australiano George Pell, prefeito da Secretaria de Economia do Vaticano, é pivô de um escândalo que pode abalar o discurso de combate aos abusos na Igreja que marca o Pontificado de Jorge Bergoglio.   Entenda acusação de crimes sexuais contra cardeal conselheiro do Papa

Tido como um dos principais conselheiros do Papa, principalmente em matéria financeira, Pell, 76 anos, é acusado pela Polícia do Estado de Vitória, na Austrália, de crimes sexuais supostamente cometidos na década de 1970, quando ele era padre no país.   

E não se sabe muito mais do que isso. As autoridades ainda não forneceram informações detalhadas sobre as denúncias contra o cardeal e sequer especificaram se o caso envolve abusos contra menores de idade. Mas Pell já estava na mira havia tempos.   

Ao longo dos últimos anos, o religioso foi interrogado em diversas ocasiões pela Polícia australiana, que investigava denúncias de que Pell agira para proteger padres pedófilos entre as décadas de 1970 e 1980, quando ocupava postos de destaque nas dioceses de Melbourne e Ballarat.   

Um desses sacerdotes era Gerald Ridsdale, transferido de paróquia em paróquia e, mais tarde, condenado pela Justiça por 138 episódios de abuso sexual contra 53 menores de idade. Nesse período, o Papa ouviu pedidos para remover Pell de seus encargos no Vaticano, mas a postura do Pontífice sempre foi de esperar a conclusão das investigações. Até que veio o indiciamento.   

Não se sabe até que ponto as acusações comprometem o cardeal, mas ele ganhou autorização de Francisco para se afastar temporariamente da Secretaria de Economia, viajar à Austrália e se defender.   

A primeira audiência do processo, que tramita em um tribunal de Melbourne, foi no dia 26 de julho, e a próxima está marcada para 6 de outubro. Pell nega qualquer envolvimento em delitos do tipo.   

Aumentando a aura de mistério em torno do caso, a editora Melbourne University Press até retirou das lojas do estado de Vitória um livro de Louise Milligan sobre as denúncias contra o religioso australiano.   

Chamada “Cardeal: A ascensão e a queda de George Pell”, a obra detalha acusações contra ele, mas a editora decidiu removê-la do mercado para não “atrapalhar” o processo. Como um dos “homens-fortes” do Vaticano, Pell coloca à prova as ações antipedofilia de Francisco, que sofreram baixas nos últimos meses.   

Em março passado, a irlandesa Marie Collins, vítima de abusos por parte de padres, renunciou a seu cargo na Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, órgão instituído pelo Papa justamente para combater a pedofilia na Igreja. Ela seguiu o exemplo do britânico Peter Saunders, vítima de abuso que, um ano antes, tomara a mesma atitude.   

Atualmente, o Vaticano recebe cerca de 600 denúncias de pedofilia por ano, mas nenhuma contra um prelado de tamanha importância na estrutura da Santa Sé. Conservador e adepto de um estilo de vida mais luxuoso do que de seus pares, Pell é o “homem do dinheiro” na Cúria e recebeu a função de reestruturar suas finanças, envolvidas em escândalos de lavagem de dinheiro.   

Se o processo contra o cardeal prosseguir, Francisco pode ter de lidar não apenas com um dano inestimável à imagem da Igreja, mas também com uma das maiores crises de seu Pontificado. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria reverte decisão no STJ e mantém indígena no semiaberto

Decreto mantém restrição de R$ 121,5 bi no Orçamento até maio

Motociclista fica ferido em acidente com conversão ilegal de carro na Tamandaré

Botafogo goleia e encaminha vaga na Copa do Brasil; Grêmio perde de virada do CSA

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Dorival tem estreia tímida no Corinthians em vitória sobre Novorizontino pela Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Líder do União Brasil no Senado sofre acidente de carro na Paraíba

Acidente ocorreu na BR-230, próximo ao município de São Mamede

Brasil

Operação contra fraude com criptomoedas apreende bens de luxo no RJ

O principal investigado foi apontado como articulador de um esquema de fraude internacional

Sem Categoria

Motorista tenta fugir, mas é preso com 242 kg de maconha na BR-262

O motorista não parou e iniciou fuga

Esportes

América-MG supera São Paulo por 3 a 1 no Brasileirão Feminino

Pela 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro