Mais de 2,5 mil animais vivem em zona ameaçada por enchentes

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 1,5 milhão estão desabrigadas desde o início das enchentes do rio Brahmaputra, no nordeste da Índia, nas últimas duas semanas. Ambientalistas alertam também que o fenômeno ameaça uma espécie de rinocerontes de um chifre.

As enchentes tiveram início após fortes chuvas torrenciais na região, e levaram o rio Brahmaputra a inuncar o Parque Nacional de Kaziranga, que abriga a maior concentração de rinocerontes de um chifre do mundo.

Kaziranga foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura). “Mais de 90% do Parque está debaixo da água”, disse a ministra das Florestas de Assam, Pramila Rani Brahma, em entrevista à Reuters.

Grupos se mobilizaram para ajudar os rinocerontes e outras espécies em risco por causa das enchentes. Estima-se que pelo menos 2,5 mil animais dos 3 mil espécimes vivos do rinoceronte de um chifre vivam no Parque de Kaziranga.Enchentes matam 40 na Índia e ameaçam espécie rara de rinoceronte

Até o momento, ambientalistas contaram dois rinocerontes mortos e 15 cervos, por causa das enchentes, mas enchergam também o risco de aumento de atropelamentos e caça ilegal, uma vez que os animais estão fugindo do Parque para áreas urbanas e mais altas.

Pelo menos 2,5 mil vilarejos indianos foram afetados pelas enchentes, que devem durar até o fim de semana. As autoridades da região declararam um “alerta de saúde máximo” para conter a disseminação de doenças por causa do desastre.